segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

26- O BOI NA ARTE POPULAR BRASILEIRA - O boi de barro

Mestre Vitalino modelando um boizinho, FOTO de Pierre Verger.

O ceramista  re-inventa a arte do Criador que fez Adão a partir do barro. Cúmplice das formas telúricas, ele deixa que suas mãos “despertem” as formas vivas adormecidas no âmago da terra.
Assim, muitos boizinhos foram “despertados” do barro no período florescente da nossa arte popular por volta dos anos 40, quando o Brasil ainda era um país essencialmente agrícola.
Dentre muitas mãos criadoras anônimas destacaram-se as de Mestre Vitalino, que foi reconhecido por sua virtuose e liderança entre os ceramistas do Alto do Moura, Pernambuco.
Na arte popular, seus autores são gente do povo. São expressos os valores da cultura local assim como aspectos do inconsciente coletivo. A matéria prima usada na criação é o que se tem em torno. 
O uso do barro queimado, a cerâmica, como matéria prima está presente em toda parte do mundo. A peça mais antiga de que se tem notícia foi encontrada na Tchecoslováquia, datando de 24.500AC.
No Brasil, importantes peças de cerâmica de 8.000 anos atrás  foram encontradas na região da Floresta Amazônica. 

Referências bibliográficas: 
 - "O Mundo da Arte Popular Brasileira - Museu Casa do Pontal", Angela Mascelani, Ed.   MAUAD;
- "Sol da Terra, o uso do barro em psicoterapia", Álvaro Gouvêa, Summus Ed.


Um comentário:

  1. Marilene Séllos enviou por e-mail:
    Seu blog nos leva ao trabalho do artesão com barro que é pura alquimia. Neste,da forma à matéria prima que retira da mãe terra e como todo processo de criação, é sagrado.
    O artesão projeta no barro sua sensibilidade, intuição,história.
    Meu boi de barro traz dentro de si a energia de quem o criou. Gde abç.

    ResponderExcluir