terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

24- O BOI E A ARTE - Humberto Espíndola, o pintor dos bois


Humberto Espíndola é um nome destacado na história da cultura brasileira, sendo considerado um dos principais artistas plásticos da região centro-oeste. Num estado com mais de 30 milhões de cabeças de gado, ele é conhecido como o ‘pintor dos bois’. A cotação da sua ‘arroba’ é a mais cara do estado e comprador não falta. O segredo é que os bois de Humberto não morrem jamais. Tornam-se imortais depois de soltos entre os quatro cercados da tela. Em 1989 foi convidado de honra para expor seus bois na Fundição Progresso como parte do movimento ‘A Queda da Farra do Boi’, criado numa parceria entre a Dra Nise da Silveira e Perfeito Fortuna.

Humberto, o boi ainda representa hoje aquele símbolo que você elegeu na bovinocultura dos anos 60?
Ainda é um símbolo muito forte.
Naquela época eu via o boi como um símbolo regional, como alguma coisa que tinha embrutecido a nossa sociedade. Hoje, pelo contrário, vejo como enriqueceu a nossa sociedade.
Eu satirizava os que viviam das benesses do boi e não eram capazes de apreciar a beleza plástica deste animal. Foi pintando que pude estudar melhor a sua estética.
Dos anos 60 pra cá houve um aperfeiçoamento das raças. Chegamos a um nelore de milhões de reais que aparece na televisão cheio de luzes e cores. É um boi-show para o leilão-show.
Hoje uma pessoa que cria gado fala: ‘ai que vaca linda', 'que touro maravilhoso’. Antes ninguém achava bonito e nem queria saber de botar um boi na parede. Uma das minhas batalhas estéticas foi buscar devolver aqui o status de beleza desse animal que a história da pintura consagrou.
Se para outras civilizações do passado ele era símbolo de deuses é porque certamente o acharam bonito. Na  mitologia indiana a vaca é a mãe do universo. A Via Láctea é chamada assim porque foi o leite que espirrou da teta da vaca que pariu o universo.
Já no Brasil a vaca era só um animal rude dos campos.
Mas esses fazendeiros de ontem são hoje os avós de uma sociedade mais requintada. É um pessoal que juntou dinheiro, consolidou o homem na terra e fortaleceu politicamente este Estado.
Tudo veio do boi.

Notas:
1) Sobre Dra Nise x A Farra do Boi, ler postagens anteriores deste Blog.

2) Sobre a obra de Humbertho Espíndola  recomendo no Youtube MATULA TV-Humberto Espindola-ZenBoi. Belíssimo! Endereço: 

 http://www.youtube.com/watch?v=u3LCRXEpEAA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário