sábado, 5 de fevereiro de 2011

21- O BOI E A ARTE - Na arte rupestre (parte 1 de 2)


Antes mesmo de conhecer a escrita o homem do período paleolítico foi capaz de produzir obras de arte que se tornaram verdadeiros testemunhos da vida de culturas primitivas extintas. A arte rupestre foi gravada em  cavernas em suas paredes e tetos rochosos cerca de 20.000 anos atrás.
Prospecções arqueológicas realizadas em cavernas na Europa, Ásia, África e outras revelam o surgimento entre os primitivos homens caçadores, dos primeiros artistas. São pinturas e gravações que demonstram como o desejo de expressão através das artes e a capacidade de simbolizar são inerentes ao ser humano.
Além de imitar a natureza com o máximo de realismo, a arte do homem das cavernas sugere  um caráter mágico de propiciar  fertilidade e conservação daquilo de que necessitava.
Conhecida como a Capela Sistina da pré-história tamanha a quantidade e qualidade das suas pinturas, a caverna de Altamira na Espanha exibe a representação do bisão (foto), o ancestral bovino. Realizada com vibrante policromia é considerada a mais famosa e admirada pintura rupestre.


Notas:
1- Referências "O Homem e seus símbolos", concepção e organização C.G. Jung, Ed Nova Fonteira. Capítulo 4: O simbolismo nas Artes Plásticas, por Aniela Jaffé.;
2- Sobre experiência simbólica ver postagens 16 e 17 de janeiro de 2011 deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário