Prospecções arqueológicas realizadas em cavernas na Europa, Ásia, África e outras revelam o surgimento entre os primitivos homens caçadores, dos primeiros artistas. São pinturas e gravações que demonstram como o desejo de expressão através das artes e a capacidade de simbolizar são inerentes ao ser humano.
Além de imitar a natureza com o máximo de realismo, a arte do homem das cavernas sugere um caráter mágico de propiciar fertilidade e conservação daquilo de que necessitava.
Conhecida como a Capela Sistina da pré-história tamanha a quantidade e qualidade das suas pinturas, a caverna de Altamira na Espanha exibe a representação do bisão (foto), o ancestral bovino. Realizada com vibrante policromia é considerada a mais famosa e admirada pintura rupestre.
Notas:
1- Referências "O Homem e seus símbolos", concepção e organização C.G. Jung, Ed Nova Fonteira. Capítulo 4: O simbolismo nas Artes Plásticas, por Aniela Jaffé.;
2- Sobre experiência simbólica ver postagens 16 e 17 de janeiro de 2011 deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário