sábado, 20 de novembro de 2010

7- Dra Nise X A Farra do Boi (3a parte de 3)


O sacrifício dos animais está presente em quase todas as religiosidades. O animal representa algum aspecto do próprio indivíduo. Tripudiar e matar o boi é  como sacrificar a instintividade potente do homem.
Como dizia Dra Nise “Matar um animal é matar parte de si mesmo”. E lembra que “...antes de Cristo, Empédocles já nos dava um belo exemplo de sensibilidade. As Olimpíadas realizadas na Grécia eram não só esportivas mas também de poemas. Antes de declamar um poema os participantes tinham que fazer um sacrificio a Apolo. Era o sacrificio de um touro. Empédocles dispensou o animal. Pediu farinha de trigo e substancias aromáticas. Modelou um touro com as mãos e ergueu a Apolo recitando seu poema”.
Em 89, Dra Nise estava com 84 anos. Era conduzida numa cadeira de rodas vestindo sua máscara de onça, séria como uma criança quando brinca.
Naquele dia festejamos poeticamente dançando e cantando uma outra forma de farra do boi.


Foto: Mariza Almeida

Um comentário:

  1. Identifico-me com a postura da Dra.Nise com relação a "Farra do Boi",que é coerente com sua proposta de trabalho.
    Dra.Nise sempre estimulou a relação entre pacientes e animais(gatos, cachorros),acreditando na possibilidade de tornarem-se co-terapeutas.
    No livro O Mundo das Imagens de sua autoria,Dra.
    Nise coloca com extrema sensibilidade, como foi
    iniciado o processo de inserção de animais no processo terapeutico.Sua proposta era favorecer a troca afetiva entre o doente mental,isolado em seu mundo e o animal, pelo qual tinha profundo respeito.
    Dra.Nise foi muito questionada por colegas. Em represália, muitos animais foram levados para locais distantes e mesmo envenenados.
    Nesta época, recebeu apoio de profissionais que viviam esta experiência em outros países.
    Marilene Séllos

    ResponderExcluir