segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

63- O Boi na Grécia (parte 10 de 11) - O Mito de Órion, o caçador


Constelação de Órion

Do sacrifício do animal nasce Órion, o grande caçador.
Diz o mito que certa vez os deuses Zeus, Poseidon e Hermes estavam na Terra e precisavam pernoitar em algum lugar. Hermes solicita a casa de Hireu que temeroso concorda com o pedido e oferece uma novilha em sacrifício para homenageá-los. Os deuses sensibilizados permitem-lhe um desejo. Hireu pede um filho para dar continuidade ao seu nome.
Os três deuses implantam uma gota de sêmen de cada um no couro da novilha morta. Na cova onde estavam os restos da novilha nove meses após ter sido enterrada, surge num terremoto Órion, o gigante caçador.
Concebido sem mãe e nascido dos restos de um animal, sua alma permanece primitiva sem sentimentos morais, mas com força, velocidade e sentidos aguçados. Era um ser estranho que não tinha amigos, a não ser Enopião, o fabricante de vinhos.
Certo dia, Órion estupra animalescamente Mérope, a mulher de Enopião. Como vingança, Enopião embriaga Órion e vaza seus olhos, tão necessários a sua função de caçador.
Órion vagueia às cegas e sem destino até encontrar o deus Hefestos que o aconselha a expor seus olhos ao deus Hélio, o Sol, para receber de volta a luz.
Pela manhã, o deus Hélio aparece no horizonte. Entrega um feixe de raios solares à deusa Aurora que inicia a distribuição sobre a vegetação ainda molhada pelo orvalho. Os raios solares entram nos olhos de Órion e ele recupera a visão. Com os olhos ardentes de fogo, vê à sua frente Aurora, por quem se apaixona possuindo-a imediatamente. Órion deduz serem as mulheres presas fáceis.
A caminho de vingar-se de Enopião, encontra a deusa Artemis, a caçadora, e tenta seduzi-la. Na luta contra o desejo de Órion, Artemis bate uma clava no chão lodoso, surgindo das profundezas um animal terrível e venenoso, um escorpião.
E o grande caçador morre ao ter seu coração envenenado pela ferroada do escorpião.
Esta cena é imortalizada no céu na constelação de Órion, onde ele aparece ao lado do escorpião, combatendo um touro.

Um comentário:

  1. Marilene Séllos:
    "Órion em sua trajetória, nos faz pensar na uróboros materna e paterna ,necessárias no início da formação do indivíduo."

    ResponderExcluir