segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

61- Dra Nise da Silveira na Cowparade!


Em sintonia com o blog Oficinas de Individuação, que iniciou sua pesquisa sobre os simbolismos do boi a partir do encontro com a Dra Nise da Silveira no evento A Queda da Farra do Boi (1), a artista plástica Juliana Campos (2) homenageou a Dra Nise com uma vaquinha na cowparade (3).

Oficinas de Individuação: Juliana, qual sua ligação com a Dra Nise?
Juliana Campos: Quando comecei a cursar a faculdade de arte percebi o quanto é terapêutico trabalhar com as imagens, minha mente concentra e percebo os sentimentos que emergem na tela de pintura. Por conta disso fui conhecer o Museu de Imagens do Inconsciente e o trabalho da Dra Nise. Em 2009, entrei na faculdade de psicologia e como pesquisadora no museu, para ajudar os clientes a prepararem trabalhos para a exposição Sermentear, no Centro de Arte Maria Tereza Vieira, no Rio de Janeiro. Em 2011, fiz o concurso publico Acadêmico Bolsista para estagiar no museu como psicóloga onde aprendo a cada dia a dinâmica dos ateliês terapêuticos e a importância que eles têm no tratamento psíquico. E é claro sempre seguindo os ensinamentos da Dra Nise!
O.I.: Como foram a inspiração e a experiência de fazer a vaquinha Nise da Silveira para a cowparade?
J.C.: Conheci a cowparade em 2007, da vez primeira aqui no Rio. Achei o máximo! Como estava cursando a faculdade de Arte em Londres não pude participar. Dessa vez, meu namorado me disse, um dia antes do concurso terminar que eu podia mandar um projeto. Fiz o projeto e esqueci completamente. Quando recebi o e-mail dizendo que tinha sido selecionada fiquei muito feliz em ter a oportunidade de pintar uma vaca em tamanho real e poder homenagear a Dra Nise (foto).
A Dra Nise diz em seu livro Imagens do Inconsciente: “No Egito do período arcaico,  a Grande Deusa chamava-se Hathor e tinha a forma de uma vaca. Ela era a grande mãe do mundo e a Hathor cósmica, antiga, personificava o poder da natureza que perpetuamente está concebendo, e criando, e parindo, e exaltando, e mantendo todas as coisas grandes e pequenas”. 
A vaca é o melhor bicho para homenagear Nise da Silveira, a nossa grande mãe. Inspirei-me no interior dos mandalas para fazer meu desenho mostrando formas circulares e coloridas. Senti varias transformações ao longo do processo pelas dificuldades de pintar um bicho tão grande e pelo prazo de entrega. Me virei em mil, mas valeu a pena, pois o resultado ficou incrível. Fiquei orgulhosa. A reação das pessoas também foi muito positiva e a vaca levou as pessoas a procurarem saber mais sobre quem é Nise da Silveira. 
O.I.: Alguma mensagem?
J.C.: Nada melhor do que citar os ensinamentos de Nise: “O que melhora no atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceitos”.

NOTAS:
(1) Sobre a Dra Nise da Silveira e a Queda da Farra do Boi veja as postagens iniciais desse blog.
(2) Sobre Juliana Campos visite o site www.julianacampos.com
(3) A cowparade é um projeto artístico de cunho social que circula por várias cidades do mundo desde 1999. São vacas em tamanho real pintadas por diferentes artistas que depois do período de exposição são leiloadas. O dinheiro é revertido para entidades filantrópicas. Cem delas poderão ser visitadas em diversos pontos do Rio de Janeiro até 15 de dezembro de 2011.  Para mais informações consulte o site: http://www.cowparade.com.br/rio/galeria.php


2 comentários:

  1. Que linda a Vaca da Juliana!! Colocaria ela no Parque Lage em um lugar onde as pessoas pudessem sentar em volta, e meditar, descansar, viajar nas cores e formas e pensar/sentir/emocionar/mover parafraseando frase icone da Dra Nize: O que melhora A VIDA é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que nos move é a alegria de estar em contato conosco e com o outro, sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  2. Marilene Séllos por e-mail:
    "Maravilhosa a vaca da juliana! cheia de cor, vida.Nise buscava com a arte, dar ao cliente a possibilidade de coagular suas emoções."

    ResponderExcluir