sábado, 18 de junho de 2011

43- O Boi na Grécia (parte 7 de 11) - O Mito de Europa

Rapto de Europa por Zeus disfarçado de touro
pintura mural de Pompéia

Europa era uma princesa fenícia, filha de Aginor e Telefasa. Zeus(1), o deus supremo dos antigos gregos, ao vê-la se divertindo com as amigas na praia de Sidon, fica maravilhado com sua beleza e se apaixona por ela. Temendo ser recusado caso se apresentasse naturalmente, Zeus decide transformar-se num belo touro. Encarrega seu filho Hermes de conduzi-lo junto com o rebanho dos bois do rei, desde os altos prados até a praia onde as jovens estavam.
Zeus prostra-se aos pés de Europa na forma de um touro branco de feições nobres, com chifres inofensivos lembrando a lua crescente. O susto inicial provocado pela proximidade do animal, logo vai se transformando em confiança e as jovens começam a afagá-lo nos flancos e na cabeça, até que Europa decide sentar-se sobre o touro. Sem demora, Zeus ergue-se e lança-se ao mar levando consigo Europa no seu dorso que, em vão, grita pedindo socorro às amigas perplexas.
Para não cair das costas do touro, Europa agarra-se aos chifres durante a longa viagem até Creta. Lá Zeus reassume a forma humana. O casal se une na fonte de Gortina, sob a frondosa sombra dos plátanos que daquele dia em diante, nunca mais perderam suas folhas no inverno, dado que serviram para amparar o amor de um deus.
Da união de Zeus e Europa nasceram três filhos: o valente Sarpidon, o justo Radamantes e o legendário Minos, rei de Creta, de cuja família nascerá posteriormente o Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo humano(2).
Zeus, porém, não podia restringir-se à sua bela Europa. Antes de partir, dá a ela três prendas como recompensa. A primeira foi Talo o autômato, feito de bronze para cuidar das costas de Creta contra os desembarques estrangeiros. A segunda, foi um cão que nunca ladrava nas caçadas e conseguia sempre agarrar suas presas. Por último, um surpreendente dardo que sempre e sem exceção acertava o alvo eleito. Faz ainda com que Europa se case com Asterion e juntos se tornem os primeiros reis de Creta.
O pai de Europa, nunca soube o que havia acontecido com ela. Diz a lenda que ele continuou a procurá-la para alem da Grécia. Passou por muitos lugares em busca da sua filha, gritando seu nome por todo continente que agora é conhecido pelo nome de Europa.

NOTAS:
1) Zeus simboliza o reino do espírito. É o organizador do mundo exterior e interior. Dele depende a regularidade das leis físicas, sociais e morais. Segundo Mircea Eliade, ele é o arquétipo do chefe da família patriarcal.
A psicologia moderna denunciou em certas atitudes de liderança o que podemos chamar complexo de Zeus. É uma tendência a monopolizar a autoridade e a destruir tudo o que possa parecer no outro uma manifestação de autonomia, seja ela a mais razoável e promissora.
2)Sobre o mito do Minotauro, ver postagens 36, 37, 39 e 40 deste blog.
3) Fontes:
- Jean Chevalier & Alain Gheerbrant, Dicionário de Símbolos, José Olympio, 18ºed.
- Tassilo Orpheu Spalding, Dicionário de Mitologia Greco-Latina, Itatiaia, MG, 1965.

Um comentário:

  1. Silvio Góes comentou pelo facebook:
    “Incrível como os mitos gregos têm mais em comum com o ser humano do que qualquer outra mitologia ou religião institucionalizada. A mim me parece que esses mitos são tão incrustados no subconsciente do homem que vivemos repetindo esses mitos...”

    ResponderExcluir