terça-feira, 7 de junho de 2011

42 O Boi na Grécia (parte 6 de 11) - O Mito de Io


Ânfora decorada com Zeus e Io
Io é  uma das paixões de Zeus, o deus supremo do Olimpo. Seu mito foi narrado por Ésquilo, em Prometeu Acorrentado, e também por Ovídio, em Metamorfoses.
Io era sacerdotisa da deusa Hera, esposa de Zeus. Encantado pela beleza de Io,  Zeus resolve cortejá-la cobrindo o mundo com um manto de nuvens escuras, numa tentativa de esconder seus atos da visão de Hera. A estratégia falha e a deusa, desconfiada, desce do monte Olimpo para averiguar.
Tentando iludir novamente a esposa ciumenta, o deus transforma a amante numa belíssima novilha branca. Intrigada pelo interesse do marido no animal, Hera exige a novilha para si, colocando-a sob a guarda do gigante Argos, que mesmo dormindo mantinha abertos cinqüenta de seus cem olhos. Zeus então encarrega seu filho Hermes de libertar sua amada. Usando a flauta de Pã, Hermes consegue fazer dormir os cinqüenta olhos despertos do gigante, para em seguida cortar lhe a cabeça. Hera recolhe os olhos do seu servo e os coloca na cauda do pavão, animal consagrado a ela.
Io fica livre do cativeiro, mas não dos tormentos de Hera. O fantasma de Argos continuava a persegui-la e a deusa envia um moscardo para picar a novilha constantemente.
Durante uma longa e penosa fuga, Io percorre a esmo praias banhadas pelo mar que vem a receber seu nome (Mar Iônico). Cruza a nado o estreito de Bósforo,  nome também dado em sua homenagem, cujo significado é Passagem da Vaca. Até que chega ao monte Cáucaso onde encontra Prometeu acorrentado a uma rocha. O titã diz que, ao alcançar o Egito, ela terá restaurada sua forma humana e nascerá seu filho, o primeiro de uma linhagem que culminará com Hércules, futuro libertador de Prometeu.
Finalmente chegando às margens do Nilo, cansada de tanto sofrimento, Io implora a Zeus por um fim. O deus comovido fala com Hera e ambos restauram-lhe a forma humana. Quando o filho Épafo nasce, é roubado sob as ordens de Hera, mas Io recupera o menino e reina no Egito com o nome de Ísis, casada com Telégono. Sua coroa tem dois pequenos chifres de ouro, lembranças de sua transformação.
O mito de Io pode ser visto como uma alegoria lunar, na qual a novilha representaria o movimento da lua e os olhos de Argos o céu estrelado. Uma pequena lenda paralela diz que as lágrimas da novilha Io caíram sobre as asas de um inseto dando origem à bela borboleta Inachis Io. E ainda recebeu seu nome uma das luas do planeta Júpiter, que corresponde a Zeus na mitologia romana.

NOTAS:
1) Veja na postagem anterior O Touro no Zodíaco.
2) Fontes:
- Jean Chevalier & Alain Gheerbrant, Dicionário de Símbolos, José Olympio, 18ºed.
- Tassilo Orpheu Spalding, Dicionário de Mitologia Greco-Latina, Itatiaia, MG, 1965.

Um comentário:

  1. Olivier Filho comentou pelo Facebook:
    “Um conselho pra Zeus: A melhor forma de não cair numa tentação é sucumbir a ela. Mentiras só servem pra desestabilizar e enlouquecer quem quer que seja.”

    ResponderExcluir