terça-feira, 17 de março de 2015

127- Via Láctea e as amas-de-leite (3/3)

Fig.1- O futuro rei Luis XIV, o Rei Sol,  e sua ama-de-leite

Ama era, em geral, uma serviçal que cuidava das crianças da nobreza ou das famílias mais abastadas. Era responsável por todos os detalhes envolvendo o bem-estar da criança, como alimentação, higiene e vestimenta. Frequentemente era ela também que zelava pelos aspectos lúdicos e educacionais.
Quando a ama amamentava a criança que tinha sob seus cuidados, era chamada ama-de-leite. Quando a amamentação não se incluía entre suas responsabilidades, era  ama-seca.
Como sua convivência com a criança fosse por vezes mais constante até mesmo do que a da própria mãe biológica, frequentemente criavam-se laços afetivos duradouros entre a criança e sua ama, a quem considerava, não raro, como uma segunda mãe.
No Brasil, a ama-de-leite ficou associada historicamente à escravidão, quando era comum os senhores engravidarem suas escravas na mesma época que engravidavam suas esposas, para que elas amamentassem seus filhos.

Fig.2 - A Negra, Tarsila do Amaral

A tela A Negra foi pintada por Tarsila do Amaral (1) em 1923, quando estudava em Paris. Apresenta elementos cubistas em sua composição e é considerada a obra antecessora da Antropofagia (2). 
Tarsila buscou mostrar em sua arte um ambiente tipicamente do Brasil tropical. Essa figura de mulher negra fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro e eram as negras, geralmente filhas de escravos, que cuidavam da casa e das crianças.
A mulher retratada tem não só as pernas mas todo corpo cruzado, sugerindo uma proteção, fechando a região pélvica e da bacia. Está nua, sem adornos, nem sequer cabelos. A cabeça é pequena em proporção ao resto do corpo. Seu olhar é distante e a expressão indiferente, mas o enorme peito destacado à frente revela um feminino opulento. Seu colo é um berço, pronto para acolher qualquer bebê. A Negra de Tarsila é toda ela um grande seio. Talvez uma referencia à imagem da ama-de-leite, que muitas vezes, em tempos de escravidão, tinha o próprio filho vendido para que pudesse amamentar  o filho e/ou filha de seu dono. 


NOTAS:
1) Leia mais sobre Tarsila: www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm;
2) A Antropofagia aparece nas artes plásticas notadamente nas obras de Tarsila do Amaral. Segundo os integrantes do movimento, retrata uma assimilação crítica de traços culturais importados e sua "deglutição" pelos brasileiros. A referência ao ritual dos tupis de comer a carne de seus prisioneiros de guerra, com a finalidade de absorver sua força vital, era provocativamente utilizada para apresentar o caráter original da cultura brasileira, construída através da assimilação "antropofágica" daquilo que nos chega; 
3)  Continuação das postagens 125/126 deste blog.
4) A seguir: "Reflexões Lácteas", post.128.



Um comentário:

  1. Claudia Lyrio via FACEBOOK: ''Julia, tem uma relação aí com a iconografia de Nossa Sra. do Leite é antiga e aos poucos foi desaparecendo porque nao se coadunava com a santidade de Maria.Enfim, matéria pra pesquisar. Bjs!''

    ResponderExcluir