quarta-feira, 11 de março de 2015

125 - Via Lactea, o caminho de leite (1/3)



Na sua origem, galáxia era o nome dado pelos gregos à Via Láctea. O termo vem de gala, leite. O adjetivo galaktikos sugere o termo “branco leitoso”.
Os romanos chamaram de Via Láctea, caminho de leite, à impressão de que parte do céu contém uma estrada esbranquiçada, até hoje possível de ser vista no céu noturno sem as luzes da cidade.
O láctea latino deu origem a nomes como leite e laticínio.
Por muitos séculos,  galáxia e Via Láctea foram palavras sinônimas.  Com o avanço da astronomia que permitiu a descoberta de outras galáxias além da nossa, a palavra galáxia passou a ter  um significado mais genérico. Passou a definir qualquer grande sistema ligado gravitacionalmente, consistindo de estrelas, remanescentes de estrelas, um meio interestelar de gás e poeira e um importante mas insuficientemente conhecido componente apelidado de material escura. Via Láctea é o nome da galáxia da qual o Sistema Solar faz parte.

Via Lactea, Rubens


A ligação poética com o leite foi dada pela mitologia, que atribuía a formação da Via Láctea ao leite do seio de Hera, esposa de Zeus.
Para seduzir Alcmena, Zeus se disfarçou como seu legítimo marido, Anfitrião, que guerreava em Tebas. Para que ela não desconfiasse, o deus   narrou vários incidentes das batalhas. Foram três dias de amor, durante os quais Apolo  deixou de percorrer o céu com seu carro de chamas. Ao regressar, Anfitrião ficou surpreso com a acolhida da esposa e ela estranhou que o marido tivesse esquecido as noites de amor. Anfitrião ficou mais desconfiado quando ela demonstrou saber tão bem quanto ele alguns episódios das lutas que travou. Anfitrião consultou o adivinho Tirésias, que revelou o adultério. Enfurecido, o marido traído resolveu queimar Alcmena viva numa pira, mas Zeus fez descer do céu uma chuva que acabou com as chamas. Diante do prodígio, ele desistiu e aceitou novamente sua esposa. Alcmena engravidou de Zeus e também do marido. Deu à luz os gêmeos Íficles, filho de Anfitrião e Alcides, filho de Zeus. Como neto de Alceu, Hércules foi chamado de Alkéides, Alcides, até a realização completa dos seus Doze trabalhos. Somente após o término das provas impostas pela deusa Hera ele se tornaria a “glória de Hera”, Héracles. Os romanos o chamaram de Hércules. Quando Hércules nasceu, para torná-lo imortal, Zeus pediu a Hermes que o levasse ao seio de Hera e o fizesse mamar, quando esta dormisse. Uma variante diz que Alcmena, com medo da raiva de Hera, expôs a criança numa planície. Por ali passavam as deusas Hera e Atena  que, vendo o menino exposto, admiraram-lhe a beleza. Atena pegou o menino e o entregou a Hera, pedindo que ela desse o seio ao faminto. Héracles sugou o leite divino com tanta força que feriu a deusa. Hera o lançou para longe de si com violência, mas o leite da deusa continuou a jorrar e as gotas formaram um caminho pelo céu, a Via Láctea. Atena o levou de volta a Alcmena, garantido-lhe que podia criar o filho sem medo. 
Mas Hera sempre perseguiu Hércules. Quando ele estava com oito meses, ela enviou duas serpentes para matá-lo, mas Hércules as estrangulou. Quando homem, Hércules sobressaiu-se pela sua enorme força. A deusa, irritada com os êxitos do herói, enviou uma das Fúrias  para se vingar. Tomado de loucura, Hércules matou a própria mulher e os três filhos.Quando lúcido novamente, o desesperado herói foi consultar o Oráculo de Delphos sobre o que fazer para se redimir do crime. O Oráculo ordenou que servisse durante doze anos seu primo Euristeu. O rei, simpatizante de Hera, impôs-lhe perigosos trabalhos. Os Doze Trabalhos aos quais Hércules se submeteu representaram um longo trabalho de purificação para que renascesse um novo homem. E foi essa jornada que lhe assegurou a imortalidade, pois ele pôde subir ao Olimpo e viver entre os deuses eternamente.

FONTES:
wikipedia, a enciclopedia livre.
http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/colunistas/sfirmino/sf0057.php.
Postagem 44 deste blog, "O Boi na Grecia (8/11), Hércules e o Touro de Creta", de junho de 2011.
Veja também a postagem 45 "Reflexões Heróicas, Somos todos heróis ao nascer".



Nenhum comentário:

Postar um comentário