terça-feira, 17 de março de 2015

126- A Via Láctea e o simbolismo do leite (2/3)


Dona das divinas tetas
Derrama o leite bom na minha cara
E o leite mau na cara dos caretas... (Vaca Profana, Caetano Veloso)
Fig. 1 - A deusa Háthor
A grande mancha branca, possível de ser vista no céu sem as luzes da cidade, foi chamada na antiguidade de "galáxia" (branco leitoso) pelos gregos e "via láctea"(caminho de leite) pelos romanos. O leite inspira muitas associações poéticas. Aparece em diversas culturas associado à fertilidade, ao conhecimento e à imortalidade. É o primeiro alimento, a primeira bebida. Contém em si potencialmente todas as formas de nutrição do ser humano, pois é semente, sêmen, além de também aparecer como canal de transmissão de conhecimento e elevação espirituais. O leite é ofertado nas libações, é canal iniciático. Através dele o homem conecta-se com outros planos. Maomé teria declarado que “sonhar com leite é sonhar com a ciência ou o conhecimento”.
A amamentação feita pela mãe divina é sinal da adoção e, em consequência, do conhecimento supremo. Assim como Héracles suga o leite da imortalidade no seio de Hera (1), o faraó amamentado por uma deusa alcança  através deste rito, uma nova existência inteiramente divina, de onde tirará força para garantir sua missão sobrenatural. Era também leite que se vertia sobre as 365 mesas de oferendas que cercavam o túmulo de Osiris, tantas mesas quanto dias do ano, e essas aspersões ajudavam o deus a ressucitar.
Ama-de-leite(2) do deus Hórus, a vaca Háthor (Fig. 1) é a deusa egípcia do céu e das mulheres, patrona do amor, da alegria, da dança e da música e também das necropolis. É uma deusa benevolente, adorada em várias regiões principalmente em seu templo de Dendera. Vaca tranquila que geralmente personifica o olho de Rá, usava um disco solar e duas plumas entre os chifres. Também era representada por uma mulher usando na cabeça o disco solar entre chifres de vaca, ou uma mulher com cabeça de vaca
Como todos os vetores simbólicos da Vida e do Conhecimento considerados como valores absolutos, o leite é um símbolo lunar, feminino por excelência, e ligado à renovação da primavera.

NOTAS:
1) Ver mais na postagem 125 "Via láctea, o caminho do leite (1/3);
2) Ver mais na postagem 127 "Via Láctea e as amas-de-leite (3/3);
3) Fonte: Jean Chevalier & A. Gheerbrant, "Dicionário de Símbolos". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário