terça-feira, 4 de setembro de 2012

81-O Hakomi, a Garça e o Boi - Parte 1 de 2



Garça Vaqueira e o Búfalo (1)
O encontro com a Dra Nise da Silveira em 1989,  no evento pela queda da Farra do Boi (2) foi um marco importante, que norteou minha vida para novos horizontes. Foi um espaço catalisador do meu  processo de individuação que ainda hoje me influencia.  Inspirou o nome do  blog:  "Oficinas de Individuação" e  a pesquisa que passei a desenvolver e a postar sobre as mitologias do boi.
Nesse mês de setembro em que  o blog faz dois anos com mais de 22 000 visitas (!),  ainda há muito que dizer (e sera dito mais adiante) sobre a presença do boi no imaginário do homem desde as cavernas (3) até a contemporaneidade (4). Mas um outro marco importante pede licença: o encontro que tive em 1991/92, em Boulder, nos Estados Unidos, com o método Hakomi, através de Pat Ogden e  Mukara Meredith (5).
Naquela ocasião, além de professora Mukara foi também minha terapeuta do Hakomi, mas acima de tudo,  foi uma pessoa que acreditou em mim e facilitou minha inclusão naquele universo.
20 anos depois, revejo Mukara no Brasil, onde é um nome que desperta interesse entre aqueles que já ouviram falar do seu trabalho autoral MatrixWorks como uma referencia original e transformadora, capaz de promover o  "caos criativo" a partir do olhar para os grupos como organismos vivos.
Segundo Mukara, muito do MatrixWorks se inspirou no Hakomi, que ela está trazendo agora em setembro para o Rio de Janeiro, pela primeira vez em todo Brasil.
O tema básico nos dois métodos é inclusão-conexão-integração de todas as partes,  o caminho para a totalidade do ser, na linguagem de C. G. Jung.
No MatrixWorks as partes a se integrar são os membros do grupo.  No Hakomi são nossos eus, como nossa criança ferida, nosso velho sábio... que ficam  muitas vezes na sombra, rejeitados, atrapalhando nossos relacionamentos.
Se antes se pensava que a sombra humana representasse a fonte de todo mal, hoje se sabe que ela também se compõe de boas qualidades, instintos normais, reações apropriadas, percepções realistas, impulsos criadores, etc.

A garça é o símbolo do Hakomi. Saiba porque na próxima postagem desse blog.

NOTAS:
1) A garça vaqueira, bubulcus ibis, foi registrada há relativamente poucos anos no Brasil. São encontradas na ILha de Marajó associadas ao búfalo sobre os quais pousa tal como faz na África com o hipopótamo e os elefantes.
2) Ver neste blog, postagens de 1, 3 e 7: "Dra Nise X A Farra do Boi";
3) Ver postagem 21  22: "O Boi e a Arte - na arte rupestre";
4) Ver postagens 58: "Socorro, querem capar o touro da Wall Street!" e 61: "Dra Nise na CowParade";
5) Mais sobre o Hakomi e Mukara Meredith, ver postagem 80.


4 comentários:

  1. Marilene Séllos, via e-mail:
    "Seu blog, ao trazer "a presença do boi no imaginário da humanidade" , tem nos proporcionado rico material para reflexão, crescimento. Parabéns! É um privilégio poder acessa- lo.
    Abraço grande."

    ResponderExcluir
  2. Andréa Ortiz, pelo Facebook:
    "Que sincronicidade este encontro. Que o trabalho seja um sucesso !"

    ResponderExcluir
  3. Janaína Ferreira, pelo Facebook:
    "Que maravilhoso, Julia! _/\_ "

    ResponderExcluir
  4. Marcia dalmeida, via e-mail:
    "Acredito que conhecendo e praticando o Hakomi , vai ajudar a me integrar cada vez mais. A experiência do domingo , já me trouxe frutos e maior consciência no meu caminho. Fico aguardando o próximo post sobre a garça.um abraço"

    ResponderExcluir