segunda-feira, 24 de setembro de 2012

82- O Hakomi, a Garça e o Boi-Parte 2 de 2


Meditando no Salar de Atacama diante dos flamingos (1)
Hakomi  é uma palavra do idioma dos índios americanos Hopi, que literalmente significa: "como você se posiciona em relação aos muitos reinos da existência?" Ou, na tradução mais moderna: "quem é você?”
Como se chega  lá? No método Hakomi, segundo seu criador Ron Kurtz, é fazendo a outra pessoa se sentir segura, é tendo um respeito ativo e profundo e compaixão por todos os seres.  Nas palavras da Mukara (2), é promovendo um campo amoroso, de acolhimento a todas nossas partes.
O símbolo usado no logotipo do Hakomi é o da garça.  Não  encontrei nos livros as razões que levaram a essa escolha. Por achar importante a linguagem oculta nos símbolos, faço uma pesquisa dedutiva.
Genericamente o arquétipo do animal se relaciona às camadas profundas do inconsciente e do instinto. Os pássaros, por sua vez, porque voam, servem de símbolo às relações entre o céu e a terra.
Mais especificamente a garça, por sua atitude imóvel e solitária, equilibrada num pé só como que mimetizando um arbusto, evoca naturalmente a contemplação. Essa ave pernalta fica ali 100% presente, ao mesmo tempo paciente e pronta para alçar vôo ou para ciscar seu alimento.  É a  imagem  perfeita do estado de Atenção Plena, a atitude de observação sem julgamento, o princípio básico do Hakomi.
No ocultismo antigo, por causa do seu bico fino e penetrante a garça passava por símbolo da ciência  divina. É a fênix, o pássaro mítico de origem etíope de extraordinária longevidade que na tradição cristã representa o triunfo da vida sobre a morte.
Também é, nas tradições européias e africanas, o investigador, "aquele que mete o nariz (o bico) em tudo"!
Por serem serpentárias,  essas aves também são tidas como adversárias do mal, um animal antisatânico como a íbis, símbolo de Cristo.
No Egito, era uma representação de Tot, personificação  da sabedoria e a fênix, a personificação do mito solar e da ressurreição.
Já a garça real, a cegonha, é  símbolo da compaixão filial, pois se dizia que alimentava os pais velhos.  Até hoje existe o mito de que a cegonha trás o bebê no bico, uma imagem poética que sugere que é esta ave migradora a mensageira da renovação da vida que vem do espaço infinito.
Na tradição chinesa, há quem lhe atribua pelo simples olhar, o poder da concepção.
No Japão, a garça aparece como o "tsuru", símbolo da imortalidade e da paz.
A garça é um animal cosmopolita. Está presente nos mundos velho e novo, ativando o imaginário do homem desde tempos remotos.
A riqueza existente nos simbolismos da garça talvez possa dar a dimensão vasta para onde o Hakomi, essa palavra-pergunta: “quem é você?”, pode nos levar.

NOTAS:
1) O Salar de Atacama é uma salina no Chile. Local de paisagens deslumbrantes, se localiza a 55 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, no Deserto de Atacama, na região de Antofagasta. É cercado por montanhas 
numa altitude de 2.300 m do nível do mar e não tem saídas para drenagem de água. Algumas áreas da salina fazem parte da reserva ecológica Los Flamencos, que recebeu este nome por concentrar grandes populações de espécies de flamingos. Os flamingos já foram considerados da família do grupo Ciconiformes ao qual pertencem as garças, porém atualmente são classificados numa ordem à parte (Phoenicopteriformes), por diferença no bico.
2) Mais sobre o Hakomi e Mukara Meredith, ver postagens 80 e 81, deste blog.
3) Fontes:
    Chevalier, Jean & Gheebrant, Alain; Dicionário de Símbolos; José Olympio Ed.; 18a edição.
    Kurtz, Ron; Body-Centered Psychotherapy, The Hakomi Method; LifeRhythm; CA-1990.
    Sick, Helmut; Ornitologia Brasileira; Ed. Nova Fronteira; RJ-2001.


2 comentários:

  1. Marilene Sellos, via e-mail:
    "Bonito poder ver a garça simbolizando integração de opostos:contemplação e atenção plena.
    Abraço grande".

    ResponderExcluir
  2. Lucia Oliveira, via email:
    "O seu BLOG é simplesmente INCRÍVEL! Super bem cuidado, bonito, do maior bom gosto e cheio de informações interessantes.
    Que lindo o símbolo da Garça e a análise que você fez. Sabe que ontem eu vi uma? fiquei um tempão olhando pra ela..."

    ResponderExcluir