segunda-feira, 13 de agosto de 2012

80- Oficina de Introdução ao Método Hakomi


Atenção Plena Dinâmica & Consciência Somática
com Mukara Meredith, 
                                     assistente Julia Andrade
14 & 15 Setembro, 2012

Hakomi é um método único e efetivo. Integra a Atenção Plena e não-violência das tradições Budista e Taoísta com a original metodologia ocidental criada por Ron Kurtz ajudando na consciência somática.
A presença amorosa tanto quanto o relacionamento de cura são tópicos centrais para o Hakomi. Aprendemos como desenvolver uma sensibilidade especial e sintonia com os outros – ambas a partir do material consciente e inconsciente – e a transmitir esse reconhecimento. Estas formas de empatia e responsividade criam um profundo sentimento de segurança e conexão.
Hakomi é uma forma de psicoterapia somática centrada no corpo. O corpo é visto como a porta que pode ser aberta para revelar o caráter e o sistema de crenças do individuo.
uso dinâmico da Atenção Plena é só outro aspecto desta base – o cliente aprende como desenvolver a Atenção Plena durante o processo. Quando as técnicas únicas do Hakomi são apresentadas, rapidamente ganhamos um acesso seguro às crenças inconscientes e primitivas, que moldam nossas próprias vidas, relacionamentos e auto-imagens sem serem percebidas.
Durante esta oficina experiencial vamos também explorar “o corpo como o mapa da psyche”; a não-violência em terapia; habilidades empáticas tais como contato e rastreamento (lendo sinais inconscientes sutis); e como encorajar a cooperação do inconsciente criando segurança, abraçando a resistência e protegendo o espírito.
A oficina é destinada aos praticantes de diferentes técnicas terapêuticas, aos que trabalham com aconselhamento, assistentes sociais, aos alunos destas áreas e aos indivíduos que procuram a experiência do método Hakomi. Poderá ser também usada como o pré-requisito do Treinamento na Terapia Hakomi que Mukara Meredith deseja trazer para o Brasil no próximo ano.


Docente: Mukara Meredith MSW, CHT, tem mais de 30 anos de experiência em ensino, consultoria e trabalhos com artes de cura.
É professora e terapeuta, certificada pelo método Hakomi, de Ron Kurtz.
É criadora do Sistema MatrixWorks (site: www.matrixworks.org ) e professora de Dinâmica de Grupo e de Processo de Grupo na Universidade Naropa, em Boulder, Colorado, EUA, desde 1993.
Mukara é aluna de budismo e se dedica à aplicação prática dos ensinamentos da sabedoria na vida cotidiana, cultivando uma cultura de conexão e compaixão.



Assistente: Julia Andrade, autora do blog "Oficinas de Individuação". Psicologa Clínica (CRP 30021), com especializações em terapias corporal e junguiana (PUC-RJ).Iniciou sua pesquisa corpo-mente em 1984 com Angel Vianna.Conheceu o Hakomi Bodywork em 1991, em Boulder, sob orientação de Pat Ogden e Mukara Meredith. Desde então usa o Hakomi como uma ferramenta diferencial que integra a experiência meditativa à prática terapêutica.Retomou o contato com Mukara em 2008 no curso de formação do Sistema MatrixWorks, em Florianópolis.

Data 14 de setembro, das 19 às 21h30min e 15 de setembro, das 10 às 18h.
Local Praça Pio XI, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Para mais informações sobre o curso  juliaandrade@terra.com.br  (escreva HAKOMI como assunto).
Para mais informações sobre o método site: http://www.hakomiinstitute.com

O CURSO SERÁ DADO EM INGLÊS COM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

Um comentário:

  1. Boa tarde,!

    Tenho interesse nesse curso. Desenvolvo um trabalho com Psicoterapia Oriental, utilizando técnicas chinesas e japonesas, muito próxima do Método Hakomi. Por favor, me avise sobre novas datas.
    Abraços

    Helio
    www.estudosorientais.com
    www.psicologiaoriental.com.br
    cemec.cursos@gmail.com

    ResponderExcluir