segunda-feira, 26 de março de 2012

72- A Arte do Boi Espermático - parte 1 de 3


Na pecuária atual o universo bovino se divide em dois grupos: de pista e de produção. O touro de pista pertence à aristocracia bovina. Ele foi escolhido no rebanho e tem por obrigação perpetuar sua herança genética, o que lhe valerá a alcunha de boi melhorador das futuras gerações, ou ainda, de boi espermático.

Recebe investimentos maciços na esperança de que se torne um campeão de beleza que  garantirá bons lucros com a venda do sêmen. Se um boi comum gasta 100 reais por mês, um animal de pista gasta acima de 10 vezes esse valor. Se o touro de pista guardar só para si suas qualidades não demorará virar carne.
Do outro lado da escala social bovina está o animal de produção que já nasce com destino certo: o abate perto dos três anos para terminar num espeto de churrascaria. Já a vida do touro de pista dura em media 13 anos e termina geralmente por morte natural, após uma vida muito pouco natural dedicada quase que exclusivamente à "arte" da produção de sêmen.

A primeira fase da excitação passa pelo tato e olfato em que o animal corteja as fêmeas no pasto. Quando o tratador percebe que o touro está em ponto de bala, encaminha-o ao lugar de coleta, onde o touro aguarda sua vez assistindo seus colegas copularem. É a segunda fase, a fase da excitação visual. Quando é levado até uma vaca qualquer, o touro monta e no momento de penetrá-la é interceptado por uma "vagina artificial"- um cano de PVC lubrificado, revestido por uma bolsa de água a 45ºC, em cuja extremidade oposta se insere um tubo de ensaio. O orgasmo sem coito é instantâneo. Apesar de centenas de milhares de filhos, o reprodutor morre virgem! Depois do clímax e de um pequeno descanso, reinicia-se a bateria de excitação para outra coleta. Após cerca de seis horas de trabalho o animal volta ao seu piquete.

 NOTAS:
1) Fonte:  "Fajardo, in memoriam, Vida e obra de um bovino espermático", de Roberto Kaz, revista Piauí de 8 de junho de 2009;
3) Agradecimento à Cecilia Bosisio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário