quarta-feira, 5 de outubro de 2011

55- O Boi Manequim


Segundo J. Chevalier e A. Gheerbrant (1) o manequim é um dos símbolos da identificação do homem com a matéria perecível, com uma sociedade, com uma pessoa; a identificação com um erro. É assimilar um ser à sua imagem. É tomar a imagem pela realidade.
Mas o que dizer quando o manequim é um boi de verdade? 
O Boi Manequim(2) não é um boi voador (3), mas deu o que falar!
Sua história começou de maneira trágica quando um caminhão carregado com bois tombou em maio de 2011, na Rodovia Assis Chateaubriand, que liga São José do Rio Preto a Guapiaçu, cidades no interior de São Paulo. Vários animais ficaram soltos na pista. Alguns foram atropelados e um grande congestionamento se formou na rodovia. O motorista do caminhão foi encaminhado ao Hospital de Base de Rio Preto, onde morreu.
O boi correu sozinho 2 km pela estrada. Entrou na área urbana de São José do Rio Preto, invadiu uma loja de roupas e lá ficou preso na área da vitrine, sem conseguir sair.
A polícia teve que interromper o trânsito na rua para não deixa-lo nervoso. Antes de escapar quebrando a vitrine ele foi fotografado e filmado, tendo sido batizado, a partir de então, de Boi Manequim.
Alguns metros à frente da loja, ele foi laçado e dominado por peões.
Graças a sua façanha,o Boi Manequim ficou famoso. Virou primeira página de jornal e apareceu até na televisão, para depois se tornar  um filantropo(!), ajudando o Hospital do Câncer de Barretos. Um animal de seu porte com dois anos e pesando 400 kg vale normalmente em torno de R$ 1,3mil, mas por conta da sua fama foi leiloado pela quantia de R$ 15mil que foi doada para este hospital.
A estória do Boi Manequim  faz lembrar a estória de Forrest Gump. Dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título, o filme de 1994 é baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom. 
Forrest Gump é  um homem simples do Alabama que por mero acaso vira herói, influenciando alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX.

Fontes:

(1) Dicionário de Símbolos; José Olympio Ed.
(2) asnovidades.com.br/2011/boi-na-vitrine-de-roupas/
(3) Ver postagens: 52- O Boi na MPB versus a Ditadura Militar ( parte 2 de 4) - O Boi Voador, de 5 de setembro de 2011
e  56- O Conto Chinês,  de outubro de 2011, deste blog.

Um comentário:

  1. Marilene Séllos, via email:
    "Interessante, a forma como você traz o impresumível em nosso viver,ora numa faceta trágica,ora de forma lúdica.Boi manequim!"

    ResponderExcluir