segunda-feira, 11 de abril de 2011

34- Reflexões sobre o trágico - "A morte da criança imortal"


A tragédia de Realengo nos deixou a todos de luto. Se conhecíamos algum dos brasileirinhos vitimados? Todos eram conhecidos nossos. Eles eram um lado nosso muito querido, a criança-adolescente interna, cheia de vida e esperança.
No sexto número da revista Quatérnio, intitulado “A morte da criança imortal”,  Dra Nise da Silveira escreveu sobre a matança de crianças de rua que aconteceu naquela época na calçada da Candelária. Por me parecer bastante atual, cito a seguir algumas reflexões que ela fez sobre este tema junto com seu grupo de estudos.
“Em primeiro lugar, não há problema que nos atinja mais que esse. Isso excede a tudo. Em segundo, nosso interesse psicológico é também muito grande, porque quem mata crianças merece ser estudado.
Quando o consciente é sufocado pela psicose, começa a expressar na linguagem dos mitos. O mito de Dionísos é de grande complexidade. Comecei a escrever sobre ele levada pelas pinturas de internos do Hospital Psiquiátrico. Há várias versões desse mito sendo que segundo a mais corrente, ele é filho de Zeus com Sémele, uma mortal filha de um rei. Dionísos está muito presente na atualidade, não aquele dos mitos, nem o de Nietzche. O atual é um Dionísos sombrio, porque o componente mal da psique parece estar solto. O componente profundo que existe em nós, o componente psíquico está desabrido. Segundo Jung é um complexo de oposições. Temos que aceitar o mal, mas não deixar o mal solto a ponto de sufocar as outras componentes da psique que são o bem.”
A propósito, tragos significa bode em grego e tragédia quer dizer 'canto a respeito do bode'. As tragédias surgiram dos cantos que os gregos entoavam durante as festividades em honra ao deus Dionísos.(1)
Dra Nise acrescenta: “No livro Resposta a Jó, C. G. Jung discute a manifestação luminosa (consciente) e sombria (inconsciente) da psique. Segundo ele, se a sombra não for conhecida pelo indivíduo e integrada à consciência, ela se torna autônoma, possuindo o indivíduo. É o que ocorre na "Farra do Boi" (2), o mal aparece como uma sombra autônoma. Os participantes da Farra chegam e entram como numa avalanche. É a psicologia das massas. Já na matança de crianças é diferente, não há a participação popular. A criança dorme e o assassino mata. É o mal puro. Por isso é preciso fazer um apelo ao seu contrário - o bem, que está presente no Antigo Testamento no Livro da Sabedoria, sob o nome de Sofia. ‘Sofia? Sofia? Onde está Sofia? ’ É a sabedoria que precedeu a criação do mundo. No livro dos provérbios ela diz: ‘O Senhor me possuiu, antes que criasse coisa alguma (...) Quando ele assentava os fundamentos da terra, eu estava com ele, regulando todas as coisas. E cada dia me deleitava, brincando continuamente diante dele, brincando sobre o globo da terra, e achando as minhas delícias em estar com os filhos dos homens’(Prov 8, 22-31). Isso significa que a sabedoria estava com Deus, seria seu lado feminino. Marie-Louise von Franz apresenta um estudo com quatro fases do feminino: Eva, Helena, Maria e, por fim, Sofia - a mais elevada de todas.”

Também o Espírito Santo era chamado Sofia nos primórdios do Cristianismo. A Trindade era constituída por Deus Pai, Filho e Espírito Santo que era representado pela ave de Astarte, a pomba, e possuía natureza feminina!
Sofia? Sofia? Onde está Sofia?


Notas:
1) Ver na postagem a seguir - “Dionísos, o filho do boi”, enviado por Mônica Helena Weirich.
2) A Farra do Boi é um ritual hediondo que apesar de proibido desde 1997, ainda hoje é praticado em Santa Catarina. Esse blog se inicia com o relato sobre meu primeiro encontro com a Dra Nise da Silveira na oficina contra a Farra do Boi realizada em 1989. Para mais detalhes ver postagens 1 a 5 deste blog.
3)Fonte: "Encontros Nise da Silveira", organização Luiz Carlos Mello, Beco do Azougue Editorial.

Um comentário:

  1. A mestra Dra Eliane Siqueira, enviou por e-mail:
    "Muito bom Julia querida.
    Continue no seu blog ajudando muitas pessoas.
    Love, light, peace and trust."

    ResponderExcluir