segunda-feira, 21 de março de 2011

31- O Mito do Touro, segundo Joseph Campbell

Joseph Campbell (1904-1987) é um dos mais respeitados  mitólogos de todos os tempos. Segundo ele todos os mitos e épicos estão ligados à psiqué humana e são manifestações culturais ligadas às necessidades universais de explorar realidades sociais e espirituais.

Qual é o simbolismo do touro?
(Joseph Campbell) - Onde o sol e a lua possuem importantes poderes simbólicos observa-se que também alguns animais costumam representar esses mesmos poderes. A lua aparece, conforme sua sombra, em 4 fases que representam morte, ressurreição e vida. O sol não tem sombra em si. Está sempre radiante, por isso simboliza o poder da vida na consciência, livre das vicissitudes do medo. Há sempre uma crise quando o sol é eclipsado. Algo causou o eclipse, não foi o próprio sol que se ocultou.
O animal associado ao sol na esfera eurasiana é o felino, sendo o leão o grande felino. Ora, o animal geralmente caçado pelos grandes felinos é aquele que está pastando. Mais comumente é o touro. Por essa razão ele é o principal animal sacrificatório. 
Para representar a lua, o touro deve morrer e assim outro mais jovem ocupa seu lugar. O leão pula sobre o touro. Também o sol pula sobre a lua, que desaparece.
 A forma dos chifres do touro também sugere a forma da lua crescente. 
O touro, como a lua, representa a eternidade dos ciclos da vida e morte.

Nota:
Referência Bibliográfica:
- "Conversas com Joseph Campbell- E por falar em mitos...", Fraser Boa, Verus Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário