domingo, 13 de março de 2011

29- O BOI E A ARTE POPULAR BRASILEIRA - O Bumba meu Boi (parte 2 - o histórico)


A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, mais especificamente no estado do Piauí quando foi povoado por vaqueiros vindos da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba meu Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas, onde é visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival de Parintins, realizado desde 1913.
Simples, emocional, direto, com narrativa clara e de ampla identificação por parte do público, guarda semelhanças à tragicomédia pela estrutura dramática dos seus personagens alegóricos, incidentes cômicos e contextuais, a gravidade dos conflitos e o desenlace quase sempre alegre, que funciona como um processo catártico. 
Como dança dramática, o Bumba meu Boi adquire através dos tempos algumas características dos autos medievais. O folguedo deriva da tradição ibérica no que diz respeito ao desfile como também à representação de peças de fundo católico destinadas ao povo para comemorar festas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. Esse costume foi retomado no Brasil pelos jesuítas em sua obra de evangelização dos indígenas, negros e dos próprios portugueses aventureiros e conquistadores.


Notas:
1) Sobre a lenda e referências bibliográficas, ver postagem anterior deste blog.
2) Na foto de Mariza Almeida, o Boi Garboso do CEAT-RJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário