quinta-feira, 10 de março de 2011

28- O BOI NA ARTE POPULAR BRASILEIRA - O Bumba meu Boi (parte 1- a lenda)


O Bumba meu Boi é um auto onde o tema principal é a morte e a ressurreição do Boi.
O enredo básico conta a história de um boi de estimação de um fazendeiro rico, que é morto pelo empregado negro Pai Francisco. Pai Francisco mata o boi para atender ao pedido da esposa Catirina que está grávida e sente o desejo de comer a língua do animal. Descoberto o autor, Pai Francisco confessa e é levado preso. Mas por intermédio da magia praticada por um curandeiro indígena, o boi ressuscita.
Quando o boi morre se canta a seguinte lamentação, muito conhecida de todos:
"O meu boi morreu
Que será de mim?
Manda buscar outro
Ô maninha, lá no Piauí"
Quando ele ressuscita, Pai Francisco é perdoado e tudo termina bem, dando motivo para cantos e danças de alegria.

Notas:
1) O Bumba meu Boi é um dos folguedos mais tradicionais do país e existe em quase todas as regiões. É encenado em muitas épocas do ano, com ênfase em junho, julho e dezembro. No Recife é conhecido como Boi Calemba e Bumbá. No Maranhão, Pará e Amazônia como Boi de Reis e Bumbá. Em Santa Catarina como Boi de Mamão, de Pano ou de Jacá.
2) Referências: "O Mundo da Arte Popular Brasileira - Museu Casa do Pontal", Angela Mascelani, Ed.   MAUAD e Wikipédia Enciclopédia Eletrônica.

Um comentário:

  1. Marilene Séllos comentou por e-mail:
    Sempre aprendendo com seu blog, que com o auto Bumba meu Boi,nos traz uma reflexão sobre a possibilidade do homem de des-construir e re- construir.
    Meu carinho.

    ResponderExcluir