domingo, 9 de janeiro de 2011

16- Eu na Farra do Boi (1a parte de 2) - A Experiência Simbólica

Tenho viva essa experiência até hoje. É fácil reconectar a sensação de felicidade comigo mesma, integrada ao que acontecia dentro e fora de mim.
Será que posso chamar isso de nirvana?
No budismo, nirvana é o estado de plenitude ausente de sofrimento, a que se chega por uma evasão do ego. É também a realização da sabedoria.
Em termos da psicologia junguiana essa busca equivale à busca da vida simbólica.
Sendo simbólica, a experiência se desdobra em significados, sem tempo.
Naquela Farra do Boi havia vários símbolos de transformação.
Como num sonho, a Dra Nise representou na minha visão a velha sábia. O efeito de imagens como essa é que elas dão ao indivíduo um sentimento de direção para uma imaginável ou realizável ampliação da consciência.
No ‘sonho’ ela organizou e integrou na palco do MAM, um importante espaço cultural da vanguarda artística brasileira, vários aspectos da sombra pessoal e coletiva representados pela figura do boi.
Os antigos diziam que o sonho traz uma mensagem vinda diretamente do coração ( hoje dizemos diretamente do inconsciente).
Essa mensagem 'se escreve' através do símbolo. Entendê-lo e relaciona-lo à nossa vida objetiva promove direção e cura. 
A mensagem desse ‘sonho’ da Farra do Boi me diz que é somente através da consciência e da aceitação do nosso lado mais frágil que ultrapassamos as limitações do ego.
Saber disso me ajuda sempre.

Notas:
(1)Sobre símbolo: o rompimento teórico entre Jung e Freud se deu em parte por divergências quanto ao conceito, intenção ou conteúdo do símbolo. Na visão junguiana que é aqui utilizada, o símbolo se expressa por analogias, através de imagens, ‘é uma idéia intuitiva que ainda não pode ser formulada de outra forma, ou de uma melhor forma’(CW 15, parag. 105).
(2)Sobre A Farra do Boi e sombra ler postagens anteriores no arquivo desse blog.
(3)Referência bibliográfica: “Ego e Arquétipo, Uma síntese fascinante dos conceitos psicológicos fundamentais de Jung”, de Edward F. Edinger, ed. Cultrix.
(4)Foto De Mariza Almeida - ‘A Farra do Boi’- MAM/1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário