quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

15- Nós na Farra do Boi

 

Cheguei naquele dia no pátio do MAM motivada por pura curiosidade.
Fiquei sabendo do evento pela amiga fotógrafa Mariza Almeida que se lembrou de me chamar porque sabia da máscara de boi-da-cara-preta que eu acabara de fazer.
Digamos que por mera coincidência, pouco antes do Carnaval daquele ano, convidei os amigos que queriam aprender comigo a técnica de papier maché para fazermos máscaras de animais. A idéia era doarmos as máscaras para crianças carentes. Não podia imaginar que antes delas, seríamos nós que as usaríamos e para um propósito tão nobre.
O evento fez parte do movimento 'A queda da Farra do Boi' criado em 1989 numa parceria da Dra. Nise da Silveira com o Circo Voador. Além do desfile no MAM com bateria e alegorias da Mocidade Independente de Padre Miguel, houve também uma exposição do consagrado artista plástico mato-grossense Humberto Espíndola, criador e difusor do tema bovinocultura.
Ninguém quis patrocinar, só o 'Bicho' na figura do Castor de Andrade.
Indagada por Perfeito e Biel Fortuna sobre a procedência do apoio, Dra. Nise não pestanejou e disse: 'venha de onde vier'!
O cartaz do desfile dizia: ‘O boi agradece ao Bicho’.
E eu agradeço ao Biel meu amigo do Facebook e de tantos outros espaços luminosos pelas informações adicionais.

Notas:
1)Sobre A Farra do Boi, clicar na barra ao lado postagens anteriores do Arquivo do Blog;
2)A frase do cartaz foi criação e produção dos irmãos Fortuna
3)Na foto de Mariza Almeida: o Zé Papagaio é Valéria Santos, o Boi-da-cara-preta sou eu e o Bicho ET é Rosangela Carnevale;
4)Sobre Humberto Espíndola postagem 25 deste blog. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário