quinta-feira, 10 de julho de 2014

117- O Iaque (parte 1/2) - Sobre o Karma de Matar Animais

Lama Palzang e um iaque


Assim como na Índia onde a vaca é um animal sagrado(2), para os budistas do Tibete o iaque, o “parente do boi que vive por lá , é também sagrado. Embora os budistas preservem esse sentimento pelos iaques, é uma tradição difícil de ser mantida, pois não é respeitada pelos chineses que invadiram e dominaram aquele país.
No budismo todos os animais são considerados, assim como os seres humanos, seres sencientes, que buscam a felicidade e evitam o sofrimento. Por isso não devem ser mortos ou maltratados.  
Lama Zopa Rinpoche(2)  defende a compaixão que se deve ter pelos animais  e fala a seguir sobre o karma de matar animais:
"Os animais têm sentimentos. Assim como nós, eles também querem a felicidade. Se alguém bate ou joga água fria em nossos  corpos de repente, vamos sentir um choque e reagir assustados. É o mesmo com os animais.
Os animais não podem falar,  mostram o seu medo através de seu corpo, quando por exemplo tentam fugir.  Os seres humanos podem falar e reclamar, podem processar judicialmente, podem relatar o que aconteceu para a polícia... Os seres humanos podem fazer muito, mas os animais não podem - não podem fazer nada.
Os seres humanos podem falar sobre seus medos. Outras pessoas podem aceitar seu sofrimento ou não, mas pelo menos você pode explicá-lo e a outra pessoa pode ouvir. Os animais não podem, mas você pode ver como eles se sentem se observar seus movimentos. Se alguém tenta atacar, eles fogem. Eles estão com medo, o que significa que eles querem felicidade e não o sofrimento. Este é um ponto muito importante, que eles têm em comum conosco. Se você matá-los, você cria um karma negativo. Por cem mil vidas, você terá o karma de nascer como um animal. Por muitos milhares de vidas, você vai sofrer as consequências disso. Os ensinamentos dizem que se você matar um animal, você será morto quinhentas vezes por outras pessoas. Você vai sofrer no reino do inferno muito quente por mil eras. Também é bom se perguntar como poderia ter se sentido alguém que você matasse com uma faca.  Se você colocar o dedo na água quente, você pode suportar isso? É a mesma coisa quando se matam animais. Não há dúvida sobre isso."

 NOTAS:
1)Lama Palzang trabalha no Ocidente juntamente com Tarthang Tulku Rinpoche pela preservação das tradições do budismo tibetano;
2) Veja postagem a 59  deste blog: "Mahatma Gandhi e a Vaca"; 
3) "Advice Online Book do Lama Zopa Rinpoche" no site do Lama Yeshe Wisdom Archive.



Nenhum comentário:

Postar um comentário