segunda-feira, 9 de abril de 2012

73- A Arte do Boi Espermático - parte 2 de 3

Ate a década de 70, a manipulação genética na pecuária se resumia ao universo masculino. A partir dos anos 80,  iniciou-se a transferência de embriões das vacas escolhidas como geneticamente superiores para as chamadas "vacas de aluguel". No final dos anos 90, foi a vez da fertilização in vitro. Óvulos e espermatozóides passaram a se encontrar apenas em laboratórios e as vacas escolhidas passaram de dez para cem ou mais filhos.
A principal fonte de proteína animal do planeta ficou garantida, porém a pecuária bovina em escala industrial, devido ao processo digestivo de fermentação intestinal dos ruminantes, é reconhecida como uma importante fonte de emissão de gás metano - um potente gás de efeito estufa que contribui em 15% para o aquecimento global. As emissões globais de metano geradas a partir dos processos digestivos dos ruminantes são estimadas em 80 milhões de toneladas por ano, correspondendo a cerca de 22% das emissões totais de metano geradas pela ação do homem no meio ambiente.
A pecuária é uma das mais antigas profissões, mencionada na Bíblia, no Gênesis,  como a segunda tarefa dada por Deus a Adão: nomear e cuidar do Jardim do Éden e dos animais. Muito anterior à agricultura, derivou de aperfeiçoamentos da atividade dos caçadores-coletores, que já existiam há cerca de cem mil anos. Aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate e depois perceberam a possibilidade de administrar sua reprodução. Nos estágios iniciais da pecuária, o homem continuava nômade conduzindo os rebanhos em suas perambulações. Já não procurava mais a caça, mas sim novas pastagens para alimentar seu gado.
A primeira tarefa  dada por Deus a Adão: crescer e  multiplicar,  se aplicou não só à procriação humana na terra, mas também a dos bovinos, num processo que faz extrapolar e muito a seleção natural.
O touro tem servido de inspiração à criatividade humana nas artes, nas mitologias e agora também na tecnologia genética. Além de evocar a ideia do macho impetuoso, de irresistível força e arrebatamento o touro é símbolo ancestral da força criadora, cujo sêmen abundante fertiliza a terra.  É um símbolo lunar na medida em que se associa aos ritos de fecundidade e também solar pelo fogo de seu sangue e o brilho de seu sêmen .

(1) Fonte: Jean Chevalier & Alain Gheerbrant, Dicionário de Símbolos , Ed. José Olympio, 18º ed.

4 comentários:

  1. Cecilia Bosisio via FACEBOOK:
    "Tudo tão complexo!Como sempre há um lado bom, a proteína, o alimento e o outro lado que assusta... Onde vamos encontrar a resposta ?...
    E aí ? Como ficamos ?
    RESPOSTA: "Num processo criativo permanente."(Oficinas de Individuação)

    ResponderExcluir
  2. Marilene Séllos, via e-mail:
    "Digestão do boi, responsável pela emissão de gás metano!
    Que haja outras fontes de proteina em nossa alimentação!"

    ResponderExcluir
  3. O Globo, terca-feira, dia 8 de maio, 2012
    Ciencia, pagina 30

    Flatulência de dinossauros pode ter contribuído para o aquecimento da Terra2

    Dinossauros gigantes podem ter ajudado a aumentar a temperatura da Terra
    Dinossauros podem ter ajudado a aumentar a temperatura do planeta com sua flatulência, segundo pesquisadores britânicos.
    Os cientistas calcularam a emissão de gás metano dos saurópodes, incluindo a espécie que era conhecida como Brontossauro.

    Comparando estas medidas com a emissão de gases das vacas, eles estimam que a população de dinossauros como um todo, até sua extinção, produzia 520 milhões de toneladas de gás anualmente.

    Eles acreditam que o gás liberado pelos animais pode ter sido um dos principais fatores que causaram o aquecimento da atmosfera há cerca de 150 milhões de anos, durante a Era Mesozóica.

    David Wilkinson, da Universidade John Moore, em Liverpool, e pesquisadores da Universidade de Londres e da Universidade de Glasgow publicaram seus resultados na publicação científica Current Biology.

    Micróbios responsáveis

    Os saurópodes, como os da espécie Apatosaurus louise (que já foi chamada de Brontossauro), incluíam alguns dos maiores animais que já viveram na Terra. Eles eram grandes animais terrestres com pescoços e caudas compridos e cabeças relativamente pequenas e eram herbívoros.

    Mas para Wilkinson, os grandes dinossauros não são tão interessantes quanto os organismos microscópicos que viviam dentro deles.

    LEIA MAIS

    Fóssil de maior dinossauro com penas é descoberto na China
    Dinossauro seduzia parceira com penas brilhantes 130 milhões de anos atrás
    Tiranossauro teve mordida mais potente de todas as criaturas, diz estudor
    Crânio de dinossauro de 165 milhões de anos é reconstruído em 3D
    "A ecologia dos micróbios e seu papel na formação do nosso planeta são um dos meus principais interesses na ciência", disse ele à BBC.

    "Os dinossauros neste trabalho capturam a imaginação popular, mas na verdade são os micróbios que viviam nos intestinos dos dinossauros que produziam o metano."

    Micróbios nos estômagos de espécies ruminantes produzem gás metano enquanto digerem a massa vegetal. O gás é liberado como flatulência.

    O metano é conhecido como um "gás causador de efeito estufa", que absorve a radiação infravermelha do sol e a aprisiona na atmosfera terrestre, levando a temperaturas mais altas.

    Estudos anteriores sugerem que a Terra era até 10 graus mais quente na Era Mesozóica.

    Emissões de gás

    Os pesquisadores utilizaram dados sobre as emissões de gases de bois e vacas, que atualmente contribuem com uma parte significativa dos níveis globais de metano, para estimar como os saurópodes poderiam ter afetado o clima.

    Os cálculos consideraram a população total estimada de dinossauros no planeta e usaram uma escala que liga a biomassa ao nível de emissão de metano do gado.

    "As vacas hoje em dia produzem algo como 50 a 100 milhões de toneladas por ano. Nossa melhor estimativa para os saurópodes é de cerca de 520 milhões", disse Wilkinson.

    Mas Wilkinson afirma que os dinossauros não eram os únicos produtores de metano durante a Era Mesozóica. "Havia outras fontes de metano na Era Mesozóica, então o nível total do gás era provavelmente muito maior do que agora", disse.

    As atuais emissões de metano no mundo totalizam cerca de 500 milhões de toneladas anuais, que vêm de uma combinação de fontes naturais como animais selvagens e atividades humanas como a produção de laticínios e carne.

    ResponderExcluir
  4. Daniele Leite via FB:
    " Ainda é boi e vaca e agora os coitados dos dinossauros; o homem não tem mais o que inventar para não ter o lado dele sujo. O homem, somente o homem tem culpa por todas as emissões de gases poluentes, começando como destruição das árvores que já é uma brecha para este efeito, criação de gados e mais gados para nossa, infelizmente, alimentação (cada dia q passa, eu não consigo mais colocar carne vermelha, espero um dia poder abolir de vez!!!), indústrias soltando esgotos e mais esgotos nas nossas riquezas, quase raras, fluviais, enfim, e os coitadinhos levam a culpa!!"

    ResponderExcluir