terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

67- Novidades Nisenianas

Está previsto para ser lançado ainda este ano o documentário "Olhar de Nise", que contará a trajetória da Dra Nise da Silveira, psiquiatra que se tornou referência no Brasil no tratamento da esquizofrenia. Também foi ela que inspirou a pesquisa que desenvolvo neste blog sobre o mito do Boi (1). O filme dirigido por Jorge Oliveira será um mix de linguagem ficcional e documental. "Estou fascinado por Nise da Silveira. Descobri histórias sobre ela que são verdadeiras jóias", afirma o diretor que é alagoano como ela. (2)
Já em 2013 um outro filme chegará às telas tendo também como tema a Dra Nise. Será um longa com o mesmo título da peça "Nise da Silveira – Senhora das Imagens", que fez temporada de sucesso em 2011 nos palcos cariocas e agora está em Sâo Paulo.
Roberto Berliner (foto), diretor do filme, conta: “Foi a partir de um comercial que fomos convidados a fazer para a Casa das Palmeiras, uma das instituições que a Nise fundou que percebemos que tínhamos uma grande história nas mãos, de uma mulher que foi contra tudo e contra todos a vida inteira. E sempre esteve do lado dos marginalizados".
"Nise da Silveira - A senhora das imagens" começou a ser filmado em janeiro, no próprio no Hospital Pedro II, e vai contar com alguns dos internos atuais no elenco. A pesquisa para a realização do filme inclui documentos, entrevistas e fotos, além da trilogia "Imagens do inconsciente", o premiado documentário sobre o trabalho da Dra Nise dirigido pelo cineasta Leon Hirszman em 1983/85.
O papel da Dra Nise ficará a cargo de Glória Pires. "Estamos todos apaixonados por ela. Quanto mais a conhecemos, mais temos vontade de nos aprofundar em sua história. Está sendo uma maravilha, um aprendizado, um sonho. Ela era uma mulher de opostos. Tinha um senso de humor muito peculiar, embora fosse uma mulher muito estudiosa. Estamos nesta busca para trazer estes contrastes, sua humanidade e sua enorme carga afetiva", disse a atriz.
Quem também participa do longa é o ator Flavio Bauraqui, que vive Octávio Ignácio(4), um dos pacientes da Dra Nise. Depois de desfilar num bloco carnavalesco travestido de mulher, Octávio vive o conflito entre o prazer e a negação desencadeadas pela experiência reveladora. "O personagem é encantador. Ele não segurou a onda de gostar daquilo, de ter sentido tesão em se ver vestido como uma mulher. Então ele passa uma via inteira lutando contra ele mesmo. No nosso filme, Octávio se transforma através da dança. Depois começa até a dar aula para outros internos”,  contou Bauraqui.
O filme se passa entre 1942 e 1944, período em que a Dra Nise chega ao Rio de Janeiro para trabalhar no Hospital Pedro II, localizado no Engenho de Dentro. Lá é designada para cuidar da área de terapia ocupacional do centro psiquiátrico. Os pacientes passam então a ser tratados como "clientes" e começam a participar de atividades como jardinagem, teatro, dança, música e pintura. Essa nova abordagem terapêutica fez com que alguns esquizofrênicos embotados se transformassem em verdadeiros artistas. Pela leitura que a Dra Nise fez de suas obras podemos hoje compreender a riqueza das imagens representadas por eles.
O interesse permanentemente renovado pela vida e obra da Dra Nise confirma o que ela dizia sobre si mesma: "Quem olha muito para trás, fica (parado no tempo). Não sou muito do passado. Sou do futuro". 


NOTAS:
1) Ver postagens 1 a 5 de 30/09 a 19/11/2010 deste blog;
2) Fonte: Miriam Rezende Gonçalves;  
3) Na foto: Roberto Berliner, Glória Pires e Flavio Bauraqui durante a coletiva de imprensa sobre o longa 'Nise da Silveira - A senhora das imagens'. De Geraldo Protta/Imagem Filmes;
4) Ver postagem 11 de 9/12/2010 deste blog.

Um comentário:

  1. Marilene Séllos, via e-mail:
    "O que é encantador no trabalho de Nise, é o seu profundo respeito pela possibilidade do cliente expressar seu mundo interno, sua historia, atraves de imagens."

    ResponderExcluir