segunda-feira, 7 de novembro de 2011

58- Socorro! Querem capar o Touro da Wall Street


Incentivadas pelas redes sociais, desde setembro pessoas de distintas origens acampam bem pertinho do Touro da Wall Street(1), em Nova York. Foi aí que alguém disse: “Vamos capar o touro!”. 
Para quem visita a bolsa de valores nova-iorquina, em Wall Street, é impossível não ver a escultura do touro com um pouco mais de três toneladas de bronze, mais de três metros de altura e quase cinco metros de comprimento. Invocado, agressivo, os olhos injetados, o Touro da Wall Street simboliza o otimismo dos mercados, a expectativa das ações em alta. E quando a realidade não corresponde à expectativa, contra quem protestar? Sobrou pro Touro! Em torno das grades de proteção colocadas ao redor do touro os manifestantes exibem pacificamente cartazes que proclamam: “Eu não suporto mais os lobistas, faço parte dos 99%!” numa alusão contra a minoria privilegiada do 1% isentada de impostos por Bush e mais tarde por Obama. As mudanças esperadas não aconteceram, em seu lugar veio a crise.
Os Estados Unidos mobilizaram recursos para salvar as grandes corporações e os bancos com medo de uma quebradeira geral. Socializaram os custos, pagando as sociedades com tributos, desemprego, redução de salário, diminuição e degradação de serviços sociais básicos. Por isso um cartaz dizia: “Os habitantes de Nova York estão fartos da ganância de Wall Street”, considerada pelos manifestantes uma força destrutiva e grande responsável pela maior parte da pobreza e do sofrimento deste planeta.
Outros cartazes diziam:
“Nossa economia está modelada num câncer!”
“Os que têm fome não podem comer o dinheiro produzido por bancos que amam nossas guerras intermináveis”.


Como disse Mahatma Gandhi: “Sempre houve o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; Nunca haverá o suficiente para a cobiça humana”. Em 2011 mais uma vez o Boi se torna o bode expiatório(2), só que agora ele se transformou em uma obra de arte muito valorizada. A polícia veio em socorro, ergueram-se grades defensivas protegendo-o. 
Digo, pois: Viva o boi! Abaixo a ganância da Wall Street!

NOTAS:
1- Sobre o Touro da Wall Street postagem 49 deste blog.
2- Sobre Bode expiatório postagem 3 deste blog.
3- Para ler mais sobre esse assunto: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2011/10/18/o-touro-urso-a-rua-925606772.asp#ixzz1bheYgj1P 


Nenhum comentário:

Postar um comentário