quinta-feira, 7 de julho de 2011

46- Reflexões Heroicas 2 - " Dar a luz é um ato heroico"

Mãe-canguru (1)

Dar a luz é um ato heróico, pois é sacrificar a própria vida em benefício do outro. Essa é a essência do heroísmo.
Na visão da nossa cultura, que valoriza mais o lugar masculino do mundo em relação ao lugar feminino da casa, é o macho que normalmente tem papel de destaque na figura do herói. As manchetes de jornal que o digam. São os heróis, ou a falta deles, nos espaços políticos que atraem o leitor. Mas cada história de nascimento é uma história de heroísmo, umas mais outras menos dramáticas.
Na cultura asteca, existiam vários céus para onde as pessoas iam conforme sua morte. O céu dos guerreiros mortos em batalha era o mesmo céu das mulheres mortas em trabalho de parto.
Em 2000/01 e em 2009/10, tive a oportunidade de atuar no atendimento psicológico a grávidas e puérperas num hospital de gravidez de alto-risco.
Na monografia “Prevenção da neurose na maternidade de gravidez de alto-risco: psicoterapia breve focal e auto-regulação”, relato atendimentos que participei em que pude constatar nas pacientes sua dimensão heroica em meio a situações extremas de tristeza e medo. A função terapêutica era a de criar dentro do hospital um lugar de confiança suficiente para a expressão emocional e para o surgimento da auto-regulação(2) das pacientes. Quando isso se torna possível, a natureza cumpre seu papel na regeneração psíquica e faz brotar um eu primordial.
Deixando de pensar só em nós mesmos e em nossa auto-preservação, é possível passarmos por uma transformação de consciência verdadeiramente heróica. A consciência se transforma no enfrentamento dos desafios e no reconhecimento do significado da experiência vivida.

NOTAS:
1) Mãe Canguru é um método de atendimento ao bebê prematuro inspirado na espécie dos marsupiais que completam o tempo de gestação nas bolsas que a natureza dotou as fêmeas, onde os filhotes se aquecem e se alimentam até se fortalecerem adequadamente. Foi implantado pela primeira vez em 1978, em Bogotá, pelo pediatra Edgard Senabria, que propôs utilizar mães como incubadoras vivas para recém-nascidos prematuros sãos com peso não inferior a 2kg.
2) Auto-regulação, ou sabedoria do corpo, segundo o biólogo W. Cannon, é o conjunto coordenado de mecanismos internos que utilizam energias específicas do organismo para promover seu funcionamento e sua estruturação.  A auto-regulação é enfatizada na psicologia biodinâmica de Gerda Boyesen  como determinante do ciclo emocional. Em condições seguras o organismo saudável se auto-regula, digerindo literalmente as tensões causadas por estímulos do dia-a-dia e até por traumas físicos e emocionais. A neurose é resultado de um processo inibidor da auto-regulação, que se caracteriza pela contínua impossibilidade interna de agir de forma espontânea.
3) Fontes:
- Boyesen, Gerda. Entre Psique e Soma, Introdução à Psicologia Biodinâmica. Summus Ed., SP, 1984.
- Campbell, Joseph. O Poder do Mito, com Bill Moyers. Pallas Athena, SP, 1990.
- Leboyer, Frederick. Nascer Sorrindo. Brasiliense, SP, 1977.

2 comentários:

  1. Marilene Séllos, comentou por e-mail:
    "Tive o privilégio de também trabalhar com grávidas,quando enfocava a importância do acolhimento no momento da amamentaçào.
    Vejo esta experiência como um ato heróico, no enfrentamento do preconceito,da desinformaçào.
    Abraço grande."

    ResponderExcluir
  2. Julia, eu tb participei do projeto "Mãe Canguru" em alguns hospitais municipais do Rio de Janeiro, através do LerUERJ, um programa de extensão que firmava convênios com instituições externas e nossos bolsistas iam nas maternidades semanalmente ler, contar histórias, propor artesanatos e conversas com as mães e puérperas que ali estavam. Fui pessoalmente algumas vezes. Outra de nossas sincronicidades!!!

    ResponderExcluir