terça-feira, 24 de maio de 2011

40- Reflexões Minotaurinas

Dra Nise com máscara de oncinha 
na "Queda da Farra do Boi" -  pátio do MAM/89 (1)

 Dra Nise da Silveira: "Jung estudava a história da psique. Constatou que componentes típicos de mitos continuam emergindo cada noite nos sonhos dos homens de hoje. Tanto que eu digo às pessoas que aparecem aqui no Museu do Inconsciente e querem estudar comigo: comprem um escafandro! O inconsciente é um oceano(...) Você não poderá entender a psique, o processo da doença, da perturbação que ocorre no mundo interno, se você não desce até o fundo. E nesses extratos, o inconsciente de todos nós é comum. Daí Jung ter chamado de inconsciente coletivo(...) Só assim que você  pode compreender que uma moça paciente do ateliê do museu, semi-analfabeta, nascida no interior de Campos, repita em suas pinturas o mito grego de Daphne. E desça ainda mais profundamente, vá até o paleolítico, às mães do paleolítico. E depois suba, quando ela volta a pintar a Grande Mãe da nossa época que é a Virgem Maria." 

Dra Nise usou o oceano como metáfora do inconsciente. O escafandro (vestimenta impermeável e hermeticamente fechada, provida de um aparelho respiratório, própria para o mergulhador permanecer muito tempo no fundo da água ), ela usou para designar a estrutura psíquica necessária ao analista, para poder chegar no fundo, junto com o paciente, e voltar ileso à superfície.
No mito do Minotauro, o labirinto é a metáfora do inconsciente. O fio de Ariadne faz o papel que corresponde ao escafandro no oceano, ajuda Teseu a ir ate o centro  e encontrar o caminho de volta até a luz. É o agente de ligação com o Princípio de todas as coisas (2).


NOTAS
1) A Farra do Boi é um ritual hediondo que apesar de proibido desde 1997, ainda hoje é praticado em Santa Catarina. Esse blog se inicia com o relato sobre meu encontro com a Dra Nise da Silveira na oficina pela Queda da Farra do Boi. Para mais detalhes ver postagens 1 a 5 deste blog. 
2) Sobre o mito de o Minotauro, ler postagens 36 , 37 e 39 deste blog.
3) Foto: Mariza Almeida
4) Fontes: 
- Mello, Luiz Carlos, Encontros Nise da Silveira, Beco do Azougue Ed., 2009.
- Jean Chevalier & Alain Gheerbrant, Dicionário de Símbolos, José Olympio, 18ºed.



Nenhum comentário:

Postar um comentário