segunda-feira, 2 de maio de 2011

37- O Boi na Grécia (parte 3 de 11) : O Minotauro e a Máscara do Touro

 Pablo Picasso usando sua Máscara de Minotauro (2)

Uma explicação histórica do mito do Minotauro(3) se refere ao período em que Creta era a principal potência política e cultural do mar Egeu. Atenas e provavelmente outras cidades gregas continentais pagavam tributo a Creta, podendo-se assumir que este tributo incluía jovens de ambos os sexos, destinados ao sacrifício-ritual. A cerimônia era executada por um sacerdote que utilizava uma máscara ou cabeça de touro, o que explicaria então o imaginário relacionado ao Minotauro. O uso da máscara de cabeça de animais era comum em rituais primitivos, quando o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.
De acordo com o estudioso britânico A. B. Cook, Minos e o Minotauro são duas formas diferentes do mesmo personagem do deus-sol dos cretenses, que retratavam o sol na forma de um touro. Tanto Cook quanto o antropólogo escocês J. G. Frazer explicaram a união de Pasífae com um touro como uma cerimônia sagrada, na qual a rainha se casava com um deus em forma de touro
Com a Grécia continental livre do domínio cretense, o mito do Minotauro teve como papel distanciar a incipiente consciência religiosa helenica das crenças minoicas. A morte do Minotauro pelo herói ateniense (Teseu) marcaria também o rompimento das relações tributárias de Atenas com a Creta minoica.


Notas:
1) Foi graças a uma máscara do Boi da Cara Preta que cheguei em 1989 à oficina pró "Queda da Farra do Boi"onde conheci Dra Nise da Silveira. Esse blog se iniciou e vem se desdobrando a partir dessa experiência que foi de grande significado no meu processo de individuação. 
Para melhor entendimento, recomendo aos que ainda não leram, as postagens "Nós na Farra do Boi" (15) e "Eu na Farra do Boi"(16), de janeiro de 2011.
2) Nos anos 30, Picasso produziu centenas de peças em torno do tema do Minotauro, em que expressa muito mais sua paixão pessoal do que a figura da mitologia clássica. Esta serve apenas de espelho para seu mundo interior.  
Na postagem "O Boi e a Arte" (25), de fevereiro de 2011, é mostrada a série "Bull" de Picasso. É mais um aspecto da forte identificação do pintor com os simbolismos do touro.
3) Sobre o Mito do Minotauro, ler postagem anterior.

Um comentário:

  1. A amiga e colega junguiana Marilene Séllos enviou por e-mail:
    "Me ponho a pensar que o analista funciona como o fio de Ariadne, possibilitando ao analisando um mergulho seguro no inconsciente.

    Picasso ao "produzir centenas de peças em torno do tema do Minotauro", me parece estar, de forma inconsciente, buscando integrar dentro de si, razão e instinto."

    ResponderExcluir