segunda-feira, 21 de outubro de 2013

104- O Boi na Grécia (11 de 11), O Touro e a Grande Mãe


Artemis Tauropolos 
Durante o estágio mais primitivo da cultura humana, na época matriarcal era venerada a Grande Mãe, geradora da vida cósmica e terrestre. Em suas muitas manifestações ela é o símbolo principal do inconsciente. Aparece sob o aspecto Senhora dos Animais  nas regiões desde a Índia até Creta, passando pela Síria, Mesopotâmia, África, estendendo-se para o Ocidente até a Itália e sul da Espanha. 
Segundo o analista junguiano Erich Neumann, a tourada e os jogos com touros pertencem aos rituais da Grande Mãe como símbolos do poder exercido pela humanidade sobre o mundo animal.
Artemis Tauropolos, na Grécia antiga, era um epíteto para Artemis, a deusa da caça. Na figura acima Artemis monta e domina um touro. Artemis Tauropolos era adorada  em seu templo em Brauron,  em Attica . A tauropolia também foi um festival dedicado à ela, em Atenas. Na ilha norte do Mar Egeu, Doliche, atual Ikaria, existia  um tauropolion , um templo em um temenos consagrado a Artemis Tauropolos.
Temenos é um pedaço de terra cortada e designada como um domínio oficial especialmente para os chefes e  reis; ou um pedaço de terra demarcada a partir de usos comuns, dedicada a um deus; um santuário sagrado, bosque ou recinto sagrado. O vale sagrado do rio Nilo e a Acrópole são exemplos de temenos. A palavra deriva do verbo grego temno, "cortar ", no plural: temene. O conceito de temenos surgiu em culturas mediterrâneas clássicas como uma área reservada para a adoração dos deuses. 
Alguns autores têm utilizado o termo para aplicar a um bosque sagrado de árvores ou para  espaços, em geral,  isolados da vida cotidiana.
C.G. Jung relaciona o temenos à mandala, o círculo mágico, que atua como um "quadrado" ou "lugar seguro", onde o trabalho mental profundo pode ter lugar, onde no encontro com o inconsciente os conteúdos que surgem podem seguramente ser trazido à luz da consciência.


Artemis de Éfeso
Em Éfeso, na Turquia, um outro e exemplo da ligação da Grande Mãe e o touro. Na representação da Senhora de Éfeso, Artemis tem seu peito adornado com múltiplas protuberâncias que têm sido interpretadas como seios, ovos, ou mesmo testículos de touro. Esse templo  se tornou uma das Sete Maravilhas do Mundo. 

Um comentário:

  1. Marilene Séllos, via email:
    "E é no nosso têmenos, no nosso vaso alquímico interno, que a união de conteúdos conscientes e inconscientes, nos possibilita um novo saber sobre nós mesmos. Grande abraço."

    ResponderExcluir