terça-feira, 30 de abril de 2013

94- O Touro de Nova York Crochetado

Olek e o Touro de Nova York 
A artista plástica Agata Oleksiak (1978), que ficou conhecida por Olek Crocheted, é polonesa naturalizada americana. 
Olek criou "esculturas de vestir" em croché para vários projetos. 
Em 2009, declarou:"O croché é uma metáfora da complexidade e interconectividade do nosso corpo e seus sistemas. As conexões são mais fortes num tecido em vez de fios separados, mas se cortar um fio a coisa toda desmorona". 
No final de 2010, Olek instalou uma roupa de malha no Touro de Nova York, em homenagem a Arturo Di Modica. 
Em 1989, assim como ela, Di Modica instalou sem permissão a escultura do touro pesando 3,2 toneladas, em frente ao prédio da Bolsa de  Nove York.
A obra, que pertence ao seu autor, tem hoje uma autorização temporária para permanecer na cidade na categoria de "arte em empréstimo. Uma permissão temporária que já dura mais de vinte anos.
A forma como se deu  a instalação de Olek se denomina "arte de guerrilha". 
Diferente do trabalho de Di Modica, o croché de Olek foi arrancado duas horas depois de pronto por um zelador do parque.
Afinal, "não fica bem" o Touro de Nova York, com sua postura agressiva, símbolo da força e do poder do povo americano, uma alusão à potencia financeira do país, "vestidinho de croché estampado, cor de rosa choque", né?
Felizmente prá nós, foi o tempo  suficiente para que o  touro crochetado fosse muito fotografado!

NOTAS:
1- Sobre o Touro da Wall Street ver postagens 49 e 58 deste blog.
2- Agradecimento especial à Cecília Bosisio pela dica para esta postagem.

2 comentários:

  1. Tatiana Rafael, no Facebook:
    "Isto é real. Basta um fio para soltar."

    ResponderExcluir
  2. "Bela metáfora, que nos faz lembrar que o croché pode ser desconstruido,sempre que se faz necessário uma reconstrução.Bom, poder pensar sobre isto. Forte abraço"

    ResponderExcluir