domingo, 16 de dezembro de 2012

86- O Bezerro de Ouro Bíblico


Adoração do bezerro de ouro, por Nicolas Poussin (1594-1665)

O Bezerro de Ouro é o ídolo que de acordo com a tradição judaico-cristã, foi criado por Aaron quando Moisés havia subido o Monte Sinai para receber os mandamentos do Deus do povo de Israel. A demora de quarenta dias e quarenta noites fez com que os israelitas que o esperavam temessem terem sido abandonados.
Forçaram então Aaron a criar um ídolo que os conduzissem de volta ao Egito, onde haviam sido escravos. Aaron coleta entre o povo seus brincos de ouro. Derrete o ouro e constrói a estátua de um touro jovem  que já no dia seguinte passa a receber celebrações e oferendas.
A atitude de adoração à estatua do bezerro gera raiva em Moisés que quebra as tábuas de pedra com as leis de Deus e queima o Bezerro de Ouro. Espalha o pó sobre a água e força os israelitas a beberem. Volta ao Monte Sinai para receber uma nova inscrição na pedra com os Dez Mandamentos. Chama então para si aqueles que estivessem dispostos a seguir a Torá.
O episódio,  mencionada pela primeira vez em Êxodo 32:4, é conhecido como "O Pecado do Bezerro". Acredita-se que os hebreus reviveram no deserto a adoração ao touro num processo de assimilação e sincretismo, já que no Egito, de onde tinham vindo recentemente, o Touro Apis era idolatrado como uma representação divina.
O bezerro de ouro também é referido em outra passagem da Bíblia: no livro de I Reis 12, quando o reino de Israel é dividido e o rei Jeroboão, que fica com uma parte do reino sem ser de descendência real, cria dois bezerros para o povo adorar, e esquecer do Deus da sua tradição original.

Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso deus.
Você já se viu fabricando"bezerros de ouro" em tempos de deserto interior? 

2 comentários:

  1. Marilene Séllos, por email:
    "Demais! sempre aprendendo com suas informações e propostas de reflexão.É sempre mais fácil
    criar"bezerros de ouro",que nos confrontarmos com nosso "deserto interior". Mas, quando este é
    confrontado,quanto ouro podemos descobrir em nós mesmos!"

    ResponderExcluir
  2. Paulo Gomes enviou por e-mail:
    "Achei que vc iria gostar."

    Conexão da Semana: O Bezerro de Ouro

    Moisés estava no monte Sinai, recebendo a Torá, e o povo, inquieto com a sua ausência, constrói um bezerro de ouro. A construção do bezerro significava a quebra da aliança com o eterno, representada pela crença no Deus único e pela promessa de não fazer idolatria.

    Ao retornar, Moisés derreteu o bezerro na água e faz o povo “beber daquelas águas”. É claro que tudo isto é uma alegoria para dizer que o povo entraria em profundo processo de arrependimento.

    É sobre este arrependimento que devemos refletir esta semana. Que possamos fazer uma auto-crítica e descobrir em que situações poderíamos ter agido melhor. Um pequeno gesto pode ser o início de uma grande limpeza em nossa alma e a abertura para o recebimento de muita luz.

    Esta é uma semana de alegria. Ótima para refletir e recomeçar uma nova vida, pautada no que realmente nos traz alegria.

    Shalom!
    Atenção: Entre Domingo (24) e 2af (25) temos a lua cheia de Peixes, dia de maior alegria do calendário cabalistico: Purim. Todos os membros do Portal receberam na ultima 6af email sobre o tema. A seguir a mini-aula da semana.
    Mini-Aula:http://www.youtube.com/watch?v=EjZuPD2T7hY



    ResponderExcluir