quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

68- O Boi & o Alpha

Evolução da escrita da letra "a" (1)

A letra "a" (ou suas equivalentes) é a primeira letra em quase todos os alfabetos do mundo, com exceção do mongol, tibetano, etíope e outros menos conhecidos. Representa, entre os povos antigos, um grande poder místico e características mágicas, associadas ao número um.
Foi a forma da cabeça  do  Boi  que gerou  a  escrita  do "aleph"  no  hebraico,  do "alpha" no grego,  do "a" no  latim.
A escrita do Egito antigo, o hieróglifo, é um sistema ideográfico, isto é, que representa idéias por meio de sinais que reproduzem objetos concretos. Usava o desenho de um par de chifres bovinos para designar a parte anterior ou o cume de qualquer coisa. O princípio do ano, ou o Ano Novo, era também representado por um par de chifres bovinos tendo um ramo nascendo entre eles. 
A representação hieroglífica do Touro (ka, áh) e de sua cabeça (àh) mantinha uma relação com o símbolo do falus (ka, bah, met, tai), que significa pênis, o touro, aquilo que é masculino, marido, entre outros significados.
Nos períodos pré-dinástico e arcaico do Vale do Nilo, os bois participavam dos primeiros arados, sob a intervenção humana, nos primórdios da agricultura. Nesse tempo era costume decorar altares e templos com crânios de touros sacrificados, também o verbo "amar" (MER) era representado pela figura de um arado na forma de um  "A" inclinado e "arar"  por um homem utilizando esse instrumento.
E ainda, numa época anterior, no Crescente Fértil, o instrumento primitivo usado para ceifar tinha a forma de uma mandíbula de touro.
O ato de cultivar a terra, o ato de fazer amor, foram associados entre si e ao boi.
Pense nisso!

FONTES:
1) "Mysteries of the Alphabet", Marc Alain- Quaknin.
2) "A Farra do Boi", do sacrifício do touro na antiguidade à farra do boi catarinense- Grupo de Estudos C. G. Jung, Coordenação Dra Nise da Silveira; Numen Editora/Espaço Cultural/1989.

2 comentários:

  1. Marilene Séllos via e-mail:
    "Como sempre, tao esclarecedores seus textos.
    E emocionante pensar que o homem das cavernas,
    ja deixava impresso nos desenhos, suas palavras."

    ResponderExcluir
  2. Marilene Séllos, via e-mail:
    "Boi, arado, terra cultivada
    Homem, ato de amar, gestar
    Sensação de unidade."

    ResponderExcluir