segunda-feira, 8 de agosto de 2011

49- O Touro de New York

 

O Touro de New York ou Touro da Wall Street é uma representação artística de grande impacto que foi absorvida pelo modelo capitalista da contemporaneidade utilizando a magia do mito ancestral do boi. Instalado em 1989 em frente ao prédio da Bolsa de Nova York, o Touro de New York é uma escultura em bronze de 3,2 toneladas, do escultor Arturo Di Módica.  Depois foi transferida para a Bowling Street, onde se encontra atualmente. 
Com sua postura agressiva, como se o touro estivesse pronto para atacar, essa escultura tem servido de simbolo para a força e o poder do povo americano, numa alusão à potencia financeira de seu país.
A obra pertence ao seu autor e tem uma autorização temporária para permanecer na cidade na categoria de “arte em empréstimo”, mas essa permissão temporária dura até o presente momento 22 anos!
Comparável em popularidade à Estátua da Liberdade, o Touro de New York é uma das obras de arte mais fotografadas da cidade tendo se tornado um ponto turístico internacional.
Em 2002, o jornal Washington Post publicou que guias turísticos de Nova York costumam dizer aos seus clientes, que os novaiorquinos acreditam trazer riqueza e boa sorte esfregar o nariz, os chifres e os testículos do touro.
Não é necessário dizer que muitos experimentam essa fezinha!

Confira abaixo os comentários e poste também o seu!

6 comentários:

  1. Daniele Leite, comentou pelo Facebook:
    "Metáforas a parte!! somos o boi...e o capitalismo - o toureiro...nos mata aos poucos e com gosto?"

    ResponderExcluir
  2. Cecília Bosisio, pelo Facebook:
    "Pois é, mas esta força toda, esta potência financeira tão bravia está indo por água a baixo e os EEUU entrando numa das maiores crises financeiras de sua história."

    ResponderExcluir
  3. Rosangela Carnevale, pelo Facebook:
    "É. Acho que o escultor vai pedir de volta!"

    ResponderExcluir
  4. Marilene Sellos, enviou por e-mail:
    "O touro de Wall Street, com sua postura agressiva",expressa a prepotência de um povo, que precisa rever seus valores."

    ResponderExcluir
  5. Cecília Bosisio pelo Facebook:"Procurem no Google o Touro de NY e o nome Olek, artista plástica que vestiu o touro todo de croché."

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica, Cecília. Veja na postagem 94 O Touro de Nova York Crochetado.

    ResponderExcluir