segunda-feira, 7 de abril de 2014

19- Quando o animal vira o bicho!



Não é só Darwin, os conhecimentos da neurociência não nos deixam mentir: o homem faz parte do reino animal assim como o reino animal faz parte do homem.
O instinto para Jung é um fator psíquico (2).
Na psique do homem existe o animal. O arquétipo animal se manifesta como a parte instintual da psique. 
Se for negado pode tornar-se perigoso.
Assim como o animal ferido torna-se perigosamente agressivo, o lado animal do homem pode voltar-se contra o próprio homem, que o reprime e o distorce, e destruí-lo.
Ele vira o bicho!

Notas:
(1) O Boi-da-cara-preta, máscara usada na Farra do Boi, oficina liderada pela Dra Nise (ler postagens deste blog desde setembro de 2010).
(2) Jung chamou de arquétipo a parte herdada da psique; padrões de estruturação do desempenho psicológico ligados ao instinto; evidente somente através de suas manifestações.
O arquétipo é um conceito psicossomático, que une corpo e psique, instinto e imagem.
Não considerava a psicologia e imagens como correlatos ou reflexos de impulsos biológicos. Considerava que as imagens evocam o objetivo dos instintos, portanto imagem e instinto são de igual importância.
(3)Referência: http://www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/arquetip.htm

Um comentário:

  1. Valéria Santos comentou no Facebook: Julia, muito interessante. É importante soltar os nossos "bichos" sim. Bicho reprimido vira "fera". Os estragos são imensuráveis. O lado animal de um ser humano é super imprevisivel. O lado animal de um bicho é sabido , porém quando "humanizamos" os nossos bichos, corremos o risco das surpresas . Reações "inesperadas???" O seu blog é muito rico. Bj

    ResponderExcluir