Diz a letra:
Que falou no boi voador
Manda prender esse boi
Seja esse boi o que for...”
O artista é um mestre no uso do símbolo(2), provocando uma reação emocional em quem observa sua arte. Sua função é a subversão dos sentidos. Podemos dizer que sob esse aspecto não só Chico Buarque e Ruy Guerra, mas todo artista é um subversivo.
NOTAS:
O artista é um mestre no uso do símbolo(2), provocando uma reação emocional em quem observa sua arte. Sua função é a subversão dos sentidos. Podemos dizer que sob esse aspecto não só Chico Buarque e Ruy Guerra, mas todo artista é um subversivo.
NOTAS:
1) Chico Buarque dá o título à música “O Boi Voador” fazendo uso do nome do espetáculo que marcou a história da cidade Maurícia, hoje Recife, Pernambuco. Em 1644, o conde Maurício de Nassau estava de partida da cidade. Desejando a presença do grande público para homenagear a inauguração da ponte que hoje leva seu nome, espalhou a notícia que faria “um boi voar”. Utilizando um couro de boi na forma de um balão inflável amarrado em cordas finas e controlado por marinheiros, fazia o “boi” dar cambalhotas no ar. A inauguração da ponte foi um sucesso, tanto para a história dos holandeses em Pernambuco, quanto para os cofres da Coroa holandesa, que arrecadou cerca de 20.800 florins.
“O Boi Voador”, e outras músicas famosas como “Bárbara” e “Ana de Amsterdam” fazem parte da peça “Calabar – o elogio da traição”, dos mesmos autores. É um exemplo de utilização da matéria histórica como instrumento gerador de reflexão.
A peça fala da invasão holandesa de 1630, e questiona a posição de Domingos Fernandes Calabar no episódio histórico em que passa a tomar partido dos holandeses contra a coroa portuguesa. A peça mostra um outro lado da moeda e questiona se Calabar era mesmo um traidor ou se estava simplesmente defendendo seu ideal de que a Holanda traria mais benefícios para o país do que Portugal. Neste caso ele estaria pensando não apenas em seu benefício próprio e sim no benefício da terra brasileira.
A intenção de Chico e Ruy Guerra não era de denunciar um erro histórico e propor uma revisão, mas sim de denunciar o próprio regime militar, a sua censura, e os veículos de comunicação a seu serviço, que mostravam sempre uma versão dos fatos em sintonia com aquele sistema. Chico pretendia que o povo entendesse que é necessário questionar a veracidade daquilo que lhe é apresentado como fato.
2) Sobre símbolo e experiência simbólica, postagens 16 e 17, de janeiro de 2011, deste blog.
A intenção de Chico e Ruy Guerra não era de denunciar um erro histórico e propor uma revisão, mas sim de denunciar o próprio regime militar, a sua censura, e os veículos de comunicação a seu serviço, que mostravam sempre uma versão dos fatos em sintonia com aquele sistema. Chico pretendia que o povo entendesse que é necessário questionar a veracidade daquilo que lhe é apresentado como fato.
2) Sobre símbolo e experiência simbólica, postagens 16 e 17, de janeiro de 2011, deste blog.
Cecilia Bosisio, comentou pelo Facebook:
ResponderExcluir"Um boi voador é mesmo a maior subversão da ordem da natureza!"
Michel Robin Rabinowitz, pelo Facebook:
ResponderExcluir"Conto Chinês, um filme argentino realizado em "Boi nos Aires", muito bom mesmo!!!"
Mônica Ronai, pelo Facebook:
ResponderExcluir"Pensei tb neste filme qdo vi essa foto. Genial o filme.Bjs."
Marília Saldanha, pelo Facebook:
ResponderExcluir"Ah se eles pudessem criar asas qdo estão a caminho do matadouro...o céu estaria cheio!"